Grupos e linhas de pesquisa - Mestrado Profissional em Automação e Controle de Processos
Grupos de Pesquisa
Grupo de Automação e Controle de Sistemas
Linhas de Pesquisa
As principais linhas de pesquisa do programa são:
Automação da Produção: Esta linha de pesquisa tem por objetivo geral desenvolver atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento direcionados para aplicações em sistemas de automação no ambiente de produção empresarial. Serão adquiridos e desenvolvidos conhecimentos sinérgicos de Automação da Produção desde o tratamento das informações do chão de fábrica através da instrumentação industrial, programação, interfaceamento analógico-digital, controle lógico de eventos discretos através de sistemas microprocessados, atuadores e acionamentos, automação de máquinas e sistemas até a robotização dos processos industriais. Desta maneira, o aluno adquire visão sistêmica que lhe permite desenvolver atividades relacionadas aos sistemas automáticos, integrados e flexíveis de manufatura através da integração de tecnologias, metodologias e estratégias envolvendo máquinas, equipamentos, processos e recursos humanos com objetivo de melhoria de qualidade, preço, produtividade e ou flexibilidade com consequente melhoria de competitividade das empresas da região.
Pesquisadores: João Sinohara da Silva Souza; Ricardo Naoki Mori e Écio Naves Duarte.
Processamento e Análise de Sinais: Nesta linha de pesquisa são investigados diferentes tipos de sinais eletrônicos utilizados em múltiplas aplicações de sistemas digitais, tais como processamento de imagens, sinais em telecomunicações (com e sem fio), sinais de controle em plantas industriais, entre outros. Desta forma, torna-se possível desenvolver novos sistemas de controle de processos ou otimizar outros já existentes, minimizando-se ruídos e/ou refinando-se a qualidade do sinal útil de interesse em cada aplicação.
Pesquisadores: Ricardo Pires; César da Costa e Fábio da Silva Bortoli
Controle de Sistemas: Estudo sobre a aplicação de diversas técnicas de sistemas de controle lineares e não lineares com ênfase em sistemas dinâmicos em geral.
Pesquisadores: Alexandre Brincalepe Campo; Alexandre Simião Caporali e Eduardo Alves da Costa.
Robótica, Inteligência Artificial e Bioengenharia: Manipuladores robóticos; controle de sistemas robóticos; interação homem/máquina; mãos e garras robóticas; dispositivos mecatrônicos para reabilitação humana; órteses e próteses; robôs móveis; sistemas embarcados; inteligência artificial aplicada a soluções de problemas; redes neurais artificiais; lógica nebulosa; sistema neurofuzzy; órgãos artificiais; hemodinâmica e neuroreabilitação.
Pesquisadores: Paulo Marcos de Aguiar; Paulo Roberto Barbosa; Tarcísio Fernandes Leão e Ênio Segatto.
Redes Sociais