Página inicial > Menu > Equiparação de estágio (Art. 32 a 38) - graduação

Equiparação de estágio (Art. 32 a 38) - graduação

Publicado: Terça, 31 de Maio de 2016, 17h28 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2023, 11h48

Os estudantes que estiverem em período de estágio obrigatório e estejam realizando projetos de IC&T, de extensão e de ensino poderão equiparar tais atividades ao estágio, caso o Projeto Pedagógico do Curso o permita.

REQUISITOS

• Ter sido selecionado e aceito em algum projeto: ou de iniciação científica e tecnológica ou de extensão ou de ensino;
  • Estar cadastrado junto à:
    • Diretoria de Pesquisa e Extensão do Câmpus São Paulo (DPE), em caso de projetos de iniciação científica;
    • Diretoria de Ensino (DEN), em caso de projetos de ensino; ou
    • Coordenadoria de Extensão (CEX), em caso de projetos de extensão;
  • Estar em período de estágio obrigatório;

ELABORAÇÃO DOS DOCUMENTOS

Início - Termo de Compromisso Interno - Projetos de IC&T, de extensão e de ensino

Término – Ficha de Avaliação para Equiparação de Projetos de IC&T, de extensão e de ensino ao estágio

PASSO A PASSOConforme Instrução Normativa

1) ALUNO - certificar-se, junto ao professor orientador, que o Projeto Pedagógico do Curso ou decisões Colegiado e/ou CEIC, permitem tal equiparação.

2) ALUNO – ler, com muita atenção, os procedimentos abaixo.

3) ALUNO – preencher, com muita atenção, o Termo de Compromisso Interno.

4) ALUNO – colher as assinaturas requeridas no Termo de Compromisso Interno, estabelecendo, para isso, contato com as partes envolvidas por e-mail institucional.

5) ALUNO – após colhidas as assinaturas das seguintes partes envolvidas: professor orientador do projeto, coordenadoria responsável pelo projeto (DPE, DEN ou CEX), professor orientador do estágio, guardar consigo o Termo de Compromisso Interno, para juntada ao processo de finalização.

6) Os documentos e as atividades de acompanhamento do projeto - relatórios de acompanhamento, atividades de orientação, contato com o professor orientador do projeto - deverão ser administrados pelo ORIENTADOR DE ESTÁGIO da melhor forma que lhe convier, garantindo a legalidade do acompanhamento, sendo, portanto, possível a interação com o professor orientador do projeto de forma eletrônica
a) seja por documentos assinados, digitalizados e devolvidos por e-mail institucional das partes; ou
b) seja por documentos assinados por meio eletrônico com certificação; ou
c) seja por documentos com aceite expresso no próprio corpo do e-mail institucional pessoal, lembrando que este, quando institucional, pode equivaler à assinatura.

Lembramos que o acompanhamento pode ser feito, também, de forma síncrona, com a utilização de ferramentas de videoconferência.

7) ALUNO – manter em dia o envio dos relatórios das atividades do projeto, como de costume, pelo Moodle.

8) ALUNO, ao finalizar a realização das atividades do projeto – providenciar os documentos de comprovação da realização das atividades do projeto, conforme no passo 9 e colher as assinaturas de seu professor orientador do projeto e do setor responsável pelo projeto (DPE, DEN ou CEX).

9) ALUNO – enviar os seguintes documentos ao e-mail institucional do professor orientador de estágio ou outro meio que ele lhe orientar.

• Termo de Compromisso Interno;
  • Relatório(s) de participação no projeto (01 cópia):
    • Em caso de projetos de iniciação científica, o relatório final entregue à DPE;
    • Em caso de projetos de extensão, os relatórios mensais do período de participação do estudante no projeto entregues à CEX;
    • Em caso de projetos de ensino, os relatórios mensais do período de participação do estudante no projeto entregues à DEN.
  • Certificado de participação emitido pela Coordenadoria ou Diretoria responsável (DPE, CEX ou DEN);
  • Ficha de Avaliação para Equiparação de Projeto ao Estágio.

10) PROFESSOR ORIENTADOR DE ESTÁGIO - de posse de toda a documentação, analisá-la, emitindo seu parecer, e enviar à CEE-SPO os documentos de equiparação de projeto ao estágio via processo no SUAP, incluindo o aluno como interessado. Essa documentação deverá conter:

• Parecer sobre Equiparação de Projeto ao Estágio Obrigatório (ANEXO D)
  • Documentos enviados pelo aluno para equiparação de projeto ao estágio (pdf).

11) SETOR DE ESTÁGIO – ao receber os documentos acima, verificar se estão corretamente preenchidos e de acordo com as normativas de equiparação de projeto ao estágio e incluir a carga horária no registro acadêmico do aluno no SUAP.