Página inicial > Ações de pesquisa > Laboratórios de Pesquisa > Laboratório de ensino e reflexão (LER) - Reflexão

Laboratório de ensino e reflexão (LER) - Reflexão

Publicado: Quarta, 18 de Agosto de 2021, 18h59 | Última atualização em Segunda, 27 de Setembro de 2021, 12h54

Apresentação  Equipe  Conexões IF  Notícias  Produções - alunos  Reflexões  Contato

Aqui você encontra grupos que podem ser usadas para incrementar o trabalho em sala de aula ou serem em diferentes ações educativas relacionadas a práticas de leitura e escrita.De forma análoga, tem por objetivo apresentar produtos culturais que venham interessar e ampliar o repertório de educadores.

GELEIA Grupo de Estudos de Literatura e Estética para uma Interpretação Axiológica

Resumo

Este grupo visa estudar as obras do Círculo de Bakhtin, para refletir sobre a teoria dialógica do discurso e sua produtividade na análise de obras artísticas contemporâneas. A finalidade do grupo é contribuir para complementar o conhecimento das teorias da linguagem no curso de Licenciatura em Letras do Câmpus São Paulo do IFSP.

GELIFSP Grupo de Estudos da Linguagem do Instituto Federal de São Paulo

Resumo

Grupo criado em 2016, sob a coordenação da professora doutora Mayra Pinto, é dedicado às pesquisas em diferentes linhas como Estudos culturais, Análise do discurso, Estudos sobre os Gêneros do Discurso e ensino e Teoria Bakhtiniana. Desde 2017, realiza um evento anual no câmpus São Paulo, Discurso: Cultura e Literatura, com a participação de professores convidados de outras instituições - PUC, USP e UNIFESP. Em 2020, o grupo participou da organização do I SINTEL Simpósio de estudos interdisciplinares da linguagem, juntamente com a UFRPE.

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)

Resumo

O PIBID (Programa institucional de bolsa de iniciação à docência) é um projeto fomentado pela Capes e que envolve IES (com seleção de licenciandos e professores coordenadores dos projetos) e redes públicas de educação básica (com seleção de escolas parceiras e de professores supervisores dos projetos). No IFSP, Câmpus São Paulo, o PIBID Letras teve início em 2014, sob coordenação da professora doutora Cristina Lopomo Defendi, com o objetivo de proporcionar ao pibidiano (aluno-bolsista ou aluno-voluntário) a experiência da docência durante a sua formação acadêmica, aliando teoria e prática na realidade de sala de aula. Durante esses anos, foram desenvolvidos projetos, normalmente com duração de um semestre, junto a escolas estaduais parceiras.