ADMEEE - Regulamento

Publicado: Terça, 02 de Agosto de 2022, 10h38 | Última atualização em Terça, 02 de Agosto de 2022, 14h15

Apresentação Projetos Publicações Membros Regulamento Agenda

Regulamento de uso do laboratório de pesquisa “Análise Dinâmica de Máquinas Elétricas e Eficiência Energética”

O Laboratório de Pesquisa Análise Dinâmica de Máquinas Elétricas e Eficiência Energética dará suporte aos alunos do programa de graduação (Engenharias e Tecnologias) em  trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e Iniciação Científica, assim como no programa de Pós-graduação (Mestrado e Especialização) em pesquisas relacionadas a processamento de sinais, projeto e estudo de máquinas elétricas especiais; acionamentos eletrônicos de motores elétricos; simulações analíticas e numéricas de máquinas elétricas e de seus acionamentos. Estudos relacionados com modelagem, controle, projeto e aplicações de máquinas elétricas. Desenvolvimento de conversores e reguladores eletrônicos: fontes chaveadas, filtros ativos, condicionadores de energia, compensadores reativos estáticos, conversores para acionamento de máquinas elétricas. Análise de desempenho e diagnóstico de malhas de controle e implementação prática de algoritmos.

O laboratório possui ar-condicionado, computadores com acesso à internet, lousa branca e armários. Demais equipamentos de pesquisa vinculados a projetos individuais de alguns alunos (TCC, I.C e Mestrado), porém, é possível fazer agendamento:

01 Bancada de testes de motores de indução;
01 Bancada de simulação de servo motores;
01 Bancada de simulação de desbalanceamento de rotores;
03 Inversores de frequência;
02 Servo drives;
01 Osciloscópio;
03 Kits de FPGA;
01 Kit de DSP;
02 DAQ (dispositivo de aquisição de dados);
02 Multímetros;
01 Dispositivo MyRIO (controlador) baseado em FPGA

1. Disposições gerais

1.1 O uso do laboratório é para fins de atividades de pesquisas vinculadas a projetos de TCC, Iniciação Científica e Dissertação de Mestrado, sendo vedada a sua utilização para outras finalidades;

1.2 As normas aqui apresentadas se aplicam a todos os usuários do laboratório;

1.3 Para o uso do laboratório, será necessário assinar um termo de ciência, conforme ANEXO I;

1.4 O professor responsável pelo laboratório tem o direito de não permitir a presença de alunos não vinculados as atividades, bem como os usuários que não estejam de acordo com as normas de segurança do laboratório.

2. Aos usuários

Aos usuários fica expressamente obrigado a observar as regras a seguir:

2.1 Respeitar a ordem e a disciplina no recinto do laboratório;

2.2 Responsabilizar-se por danos causados aos materiais e comunicar imediatamente ao professor responsável;

2.3 É proibido comer, beber e fumar no interior do laboratório;

2.4 É proibido a entrada de acompanhantes;

2.5 Manter o material e espaço físico do Laboratório devidamente organizado;

2.6 Responsabilizar-se pela limpeza e conservação do Laboratório quando do seu uso, respeitando os procedimentos específicos do Laboratório, incluindo limpeza e organização do ambiente utilizado, conferir e guardar os equipamentos nos seus devidos lugares.

3. Dos procedimentos de uso

Com o intuito de manter o bom funcionamento e segurança no laboratório segue que:

3.1 O laboratório deve estar sempre organizado e assim permanecer após a sua utilização;

3.2 É obrigatório o uso de calçado fechado e calça no interior do laboratório, quando necessário ou solicitado pelo professor responsável devem ser usados os equipamentos de proteção individual;

3.3 É vedada a retirada de materiais e ferramentas do interior do Laboratório, salvo em casos autorizados pelo professor responsável;

3.4 Em caso de acidente desligar imediatamente o equipamento. Em hipótese alguma tentar parar as partes rolantes dos equipamentos com as mãos ou qualquer equipamento inapropriado.

3.5 O uso dos computadores fica restrito aos conteúdos que contribuam para o desenvolvimento das atividades acadêmicas;

3.6 Todos os aparelhos devem ser desligados após seu uso.

4. Da reserva do laboratório e empréstimo de material

4.1 A reserva do laboratório para execução de qualquer atividade deverá ser comunicada ao professor responsável com antecedência mínima de 3 dias, através da solicitação, conforme ANEXO II;

4.2 O empréstimo ou retirada de material ou equipamento, seja para montagem, teste ou análise, deve ser comunicado ao professor responsável com antecedência mínima de 24 horas, através de documento conforme ANEXO III.