Página inicial > Antigo > antigo Notícias > Projeto de aluno de Turismo leva bolivianos para conhecer o mar

Projeto de aluno de Turismo leva bolivianos para conhecer o mar

Publicado: Quinta, 14 de Dezembro de 2017, 13h55

Ação contou com apoio de coletivos que trabalham com comunidades estrangeiras na sua inserção social

foto 3

No domingo, dia 26 de novembro, o aluno Luciano Trancoso Pedreira do curso de Tecnologia em Gestão em Turismo inovou ao estrear uma possibilidade de trabalho final da graduação que consistiu na materialização de uma proposta de intervenção.

A partir de um desafio proposto pelos docentes do curso com a temática “Bolivianos visitam o Mar” o aluno se engajou com o coletivo “Sí Yo Puedo!”, projeto que atua no empoderamento social de imigrantes latinos, sobretudo bolivianos, mas não exclusivamente, que tem entre outros objetivos o ensino da Língua Portuguesa para esse público que atualmente vive em situação de vulnerabilidade social. O critério para seleção dos participantes da excursão se baseou na assiduidade às aulas e também pelo filtro dos que nunca haviam visto ou conhecido o mar.

Para quem não conhece essa realidade, países vizinhos como Bolívia e Paraguai não possuem acesso ao mar, dificultando seu conhecimento por parte da população em visitar essa atração natural.

Luciano conquistou esse público com seu carisma e se mobilizou no sentido de viabilizar uma excursão para a praia. Colocou em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso: agenciamento de viagens e reserva de equipamentos, elaboração de roteiros, elaboração de projetos, captação de recursos, elaboração de programação recreativa, desenvolvimento de material personalizado, entre outros. “O importante foi fechar o curso com chave de ouro implantando uma proposta social e real”, disse o aluno.

foto 4

Da esquerda para a direita: professor Leandro Fernandez (Turismo-IFSP/SPO); Rocio Quispe Yujra (Técnica em Contabilidade da Prodi/Reitoria) membro da comunidade boliviana e voluntária do Coletivo e coord. de projetos “Sí, Yo Puedo!”, aluno Luciano Trancoso Pedreira, autor da iniciativa;  Márcia Regina, professora de português do coletivo; Luciano Favaro, artista visual e professor de português no coletivo; Marlucia Silvia Vieira, coordenadora do curso de português do coletivo.

O roteiro incluiu uma visita ao Aquário de Santos com posterior fruição do mar na praia logo em frente, a praia Aparecida próxima ao canal 5. Para facilitar este momento tão esperado foi convidada a artista Carolina Velasquez, descendente de bolivianos que preparou uma dinâmica sensorial e trouxe elementos relativos à cultura boliviana. Fora distribuído entre os participantes tecidos com as cores representativas de Pacha Mama, divindade muito cultuada na Bolívia e região.

Além da emoção evidente na situação vivenciada destaca-se o lado pedagógico da iniciativa inovadora para o curso de Turismo e sua extensão universitária, promovendo a aproximação entre o IFSP e seu entorno, inserindo a comunidade no cotidiano do campus e derrubando os muros da instituição enquanto limite físico agregando conhecimento a seu entorno social.

registrado em: ,