Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Antigo > antigo Notícias > Professor da DEL tem tese publicada em capítulo de livro
Início do conteúdo da página

Professor da DEL tem tese publicada em capítulo de livro

Publicado: Quarta, 31 de Julho de 2019, 13h36

Lançamento do livro acontece no dia 7 de agosto na Livraria da Vila, em São Paulo

livro brincalepe

O professor Dr. Alexandre Brincalepe Campo do Departamento de Elétrica (DEL) do campus São Paulo terá a síntese de sua tese apresentada para a promoção para Professor Titular publicada como capítulo do livro " Robótica e Computação Física na Educação Brasileira".

O livro será lançado na próxima quarta-feira, dia 7 de agosto, às 19 horas, na Livraria da Vila, localizada na  Alameda Lorena, 1731 em São Paulo.

No capítulo a ser publicado "Robótica mole: o estado da arte e um roteiro para makers", o professor Brincalepe apresenta os principais conceitos de uma nova área da robótica que vem sendo chamada de Robótica Mole (Soft Robotics). Nesta área são estudados robôs construídos com materiais complacentes, que permitem um interação com objetos frágeis em aplicações que podem ser dedicadas a manipulação de alimentos ou mesmo de órgãos humanos, na área de bioengenharia.

Nesta linha de pesquisa são estudados atuadores robóticos como dedos, garras ou membros que são construídos com materiais flexíveis, como elastômeros de silicone. Também são estudados sensores e circuitos eletrônicos construídos com materiais complacentes. O capítulo é baseado no texto da tese apresentada pelo professor Alexandre Brincalepe Campo para a promoção ao cargo de Professor Titular. São apresentados desenvolvimentos feitos no Laboratório de Controle Aplicado que levaram à obtenção de uma patente neste ano de 2019.

O livro será lançado pela editora Grupo A , tendo sido organizado por Rodrigo Barbosa e Silva e Paulo Blikstein, da Universidade de Stanford (Fundação Lemann).

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página