Página inicial > Artigos fixos - espaço do aluno > Tecnologia da Informação - Alunos

Tecnologia da Informação - Alunos

Publicado: Terça, 12 de Abril de 2016, 14h43 | Última atualização em Quinta, 14 de Março de 2024, 09h49

Sistemas - alunos

Clique nos ícones abaixo para acessar os sistemas.

Aurora

Visualização de turmas, disciplinas matriculadas, notas, faltas, entre outros serviços para alunos dos cursos técnicos e pós graduação.

SUAP

Suap

Visualização de turmas, disciplinas matriculadas, notas, faltas, entre outros serviços, para alunos dos cursos de graduação.

Ambiente virtual de apoio ao ensino presencial.

Manual

Central IFSP

Cadastro, recuperação, alteração e desbloqueio de senha do wi-fi.

WiFi

Wi-fi

Acesse os tutoriais de configuração para utilização do wi-fi no campus.

Como configurar o Wi-Fi com proxy do campus

Como configurar o Wi-Fi do campus

!-

Tutorial Android (Smartphone, Tablet)

1. Como faço para utilizar o wi-fi do campus?

Acesse os tutoriais de configuração de proxy do seu aparelho para utilização do wi-fi clicando nos links acima. Caso você seja um aluno ingressante, será preciso aguardar o término do período de matrículas para que seu cadastro seja processado no sistema.

2. Esqueci a senha do Aurora e agora não consigo mais logar, o que faço?

Acesse o Aurora (https://aurora.ifsp.edu.br/), e clique no link localizado no canto inferior, "Esqueceu sua senha?".  Acesse seu e-mail, e verifique sua caixa de entrada e spam. Caso não receba o e-mail com o link de recuperação de senha, procure o setor DTI, localizado no bloco C.

3. Não tenho acesso ao Aurora e nunca acessei. Como proceder?

Acesse o Aurora (https://aurora.ifsp.edu.br/), e clique no link localizado no canto inferior, "Primeiro Acesso?" para cadastro.

4. Acessei o sistema Aurora e percebi que não estou matriculado em disciplinas que achei que estava. Como proceder?

Verifique se no processo de rematrícula você foi um aluno com matrícula deferida na disciplina (há número limitado de vagas por disciplina). Os critérios para classificação estão disponíveis no comunicado de rematrícula. Em caso de dúvidas, converse diretamente com o coordenador do seu curso.

5. Como faço para acessar o Moodle?

Para ter acesso ao Moodle, você precisará primeiro se cadastrar no sistema Aurora. Os dados de acesso do Moodle são os mesmos do Aurora, a única diferença está no usuário de login: é preciso acrescentar a sigla "SP" antes do número de prontuário. Caso tenha esquecido sua senha, acesse o sistema Aurora e clique no link de recuperação da senha.

6. Estou com dúvidas em relação ao Moodle, onde posso procurar suporte?

O manual do Moodle está disponível neste link. Para maiores informações, consulte a Coordenadoria de Educação a Distância (CED), localizada no bloco D, Sala 630. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; telefone: 2763-7526.

7. Posso ter um e-mail institucional?

O IFSP também disponibiliza e-mail institucional para alunos (@aluno.ifsp.edu.br). Além da caixa de mensagens, o endereço institucional também viabiliza um ambiente com ferramentas Web para escritório (Office 365), armazenamento de arquivos na nuvem, dentre outros.

Por meio de contratos acadêmicos com Google e Microsoft e empresas que fornecem os serviços, o IFSP oferece duas plataformas para os alunos visando melhorar os meios de comunicação e oferecer um ambiente virtual para o armazenamento e troca de informações.

Principais recursos dos serviços:

• caixa de mensagens para e-mails

• armazenamento na nuvem para documentos e imagens

• acesso a versão online do pacote Office

Como crio uma conta de e-mail de aluno?

1. Aluno, acesse o Suap.

2. no quadro de Informações e Avisos, Assine o termo de uso.

3. leia o termo até o final, clique em Li e Concordo e acione o botão Avançar.

4. no quadro de Informações e Avisos, Escolha seu e-mail *.

5. selecione uma das opções de endereço e acione o botão Enviar.

6. pronto! Verifique em seu e-mail pessoal as instruções de acesso do seu novo e-mail.

* Caso seja menor de idade, será necessário autorização do responsável.

Caso você tenha mais alguma dúvida, consulte-nos diretamente no setor da DTI, localizado no Bloco C do campus.