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Produções - Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (2024)

Publicado: Quinta, 21 de Novembro de 2024, 17h23 | Última atualização em Terça, 10 de Dezembro de 2024, 18h33

2024

Estágio curricular supervisionado: o que dizem e o que podem dizer os projetos pedagógicos das Licenciaturas em Matemática dos Institutos Federais das Regiões Sudeste e Sul

Autor(a): Cacilda Angélica José Alves
Orientador(a): Prof. Dr. Enio Freire De Paula
Data da defesa: 16/02/2024


Resumo: O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é um momento privilegiado no contexto da formação inicial, já que é nele que se articulam diversos saberes da profissão almejada . Esta pesquisa foi desenvolvida tendo em conta esse valor que o ECS tem e em como ele vem sendo tratado nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Licenciatura em Matemática (LM). O seu objetivo principal é analisar e refletir, dentro da formação inicial de professores de Matemática, a organização e a concepção dos ECS. Procurou-se responder à seguinte questão investigativa: nos PPC, que elementos caracterizam e podem caracterizar os Estágios Curriculares Supervisionados dos cursos de Licenciatura em Matemática, ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia das Regiões Sudeste e Sul que realizaram as adequações propostas na Resolução CNE/CP 02/2015? Assim, no presente trabalho, foram seguidos dois movimentos: um para o passado e outro para o futuro. No primeiro, foi feito um estudo de natureza teórica, referente à investigação e à análise das especificidades dos ECS dos cursos de LM, ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) das Regiões Sudeste e Sul. Para isso, foram analisados os PPC, numa abordagem qualitativa interpretativa. O corpus é constituído por 39 PPC que atenderam às Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior, propostas pela Resolução CNE/CP n.º 02, de 2015. Neles, foram encontrados indícios de: (i) descrição e detalhamento dos instrumentos de planejamento e realização do ECS, (ii) formas de acompanhamento e (iii) práticas de avaliação, utilizadas na realização do ECS dos cursos de LM. No segundo momento, olhando para o futuro, refletiu-se acerca do desenvolvimento de um produto educacional, que pudesse subsidiar as discussões dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) de cursos de LM do IFSP, quando da propositura de novos PPC e de suas atualizações. Buscou-se, com isso, aprimorar as práticas adotadas atualmente e sugerir reflexões para melhorar os processos de ECS no IFSP. Tais movimentos culminaram na escrita de um Guia sobre o ECS para os NDE, que constitui o produto educacional desenvolvido como uma das atividades vinculadas à pesquisa. Essa dissertação está organizada no formato multipaper , por isso conta com dois artigos-capítulos como parte das seções em que está estruturada. O primeiro artigo-capítulo traz a pesquisa documental realizada no estudo dos PPC; e o segundo é um memorial das reflexões desencadeadas, quando da elaboração do produto educacional.

Palavras-chave: Licenciatura em Matemática. Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório. PPC. IF.

Dissertação Produto Educacional

Esse trabalho foi organizado no formato multipaper e estará disponível integralmente um ano após a data da defesa

Guia orientador para os Núcleos Docentes Estruturantes: Elementos de destaque para a discussão do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório nos Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática do IFSP

Possíveis espaços de discussão da Identidade Profissional de professores que ensinam matemática em documentos oficiais: considerações e alguns incômodos

Autor(a): Bruno Cesar Cardoso Gonzaga
Orientador(a): Prof. Dr. Enio Freire De Paula
Data da defesa: 29/02/2024


Resumo: Essa investigação, de natureza teórica e organizada no formato multipaper, visa descrever, mapear e analisar os possíveis espaços de discussão a respeito da Identidade Profissional (IP) de professores que ensinam matemática (PEM) presentes em documentos oficiais que norteiam a formação inicial e continuada de PEM. No primeiro artigo-capítulo, constituem o corpus de análise as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) (Brasil, 2006, 2015, 2019 e 2020). Nessa ocasião, foram problematizados possíveis espaços de discussões a respeito da IP de PEM presentes nas DNC, frente a um contexto conturbado de mudanças de políticas públicas. No segundo artigo-capítulo, em uma perspectiva insubordinada de escrita a quatro mãos, foram socializadas as experiências – com base na compreensão de Jorge Larrosa – como orientador e orientando – vivenciadas no decorrer dos processos de construção da pesquisa vinculada a um programa de Mestrado Profissional. O objetivo foi expor, intencionalmente, as vulnerabilidades nos processos e as ações de agência profissional articuladas em conjunto para as decisões acordadas. Para tanto, foram construídas questões fomentadoras de discussão que subsidiaram a construção de memoriais de formação, no qual foram registradas as experiências no processo. Entre os resultados da análise conjunta de um desses memoriais, cabe destacar que vivenciar o mestrado é uma experiência conjunta, sendo o mestrado profissional mais um lócus representativo do movimento de constituição da IP. Por fim, construiu-se um produto educacional voltado para fomentar as discussões acerca da Identidade Profissional em espaços de formação no contexto escolar. Entre os resultados da atividade investigativa, salienta-se o fato de o mestrado profissional ser compreendido como um importante espaço de formação docente e estar vinculado a ele, pelo que se vivenciou, demarca o potencial de compreendê-lo como mais um lócus representativo do movimento de constituição da Identidade Profissional dos envolvidos.

Palavras-chave: Identidade Profissional de Professores que Ensinam Matemática. Documentos Oficiais. Diretrizes Curriculares Nacionais. Memorial. Multipaper.

Dissertação Produto Educacional

Esse trabalho foi organizado no formato multipaper e estará disponível integralmente um ano após a data da defesa

UMA CONVERSA SOBRE IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: UM GUIA ORIENTADOR PARA UMA AÇÃO DE FORMAÇÃO

UM ESTUDO DAS DISCUSSÕES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PRESENTES NOS PROJETOS INTEGRADORES APROVADOS PELO PNLD 2021

Autor(a): Joilson Mélo Leite
Orientador(a): Prof. Dr. Enio Freire De Paula
Data da defesa: 29/02/2024


Resumo: As investigações a respeito da Educação Financeira e sua inserção nos currículos da área de Matemática e suas Tecnologias tem se configurado como um campo emergente entre as pesquisas em Educação Matemática. Essa temática ganha destaque após a publicação da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e, em geral,seu foco está no desenvolvimento e na implementação de programas cuja intencionalidade é discutí-la em escolas de Ensino Fundamental e Médio, sob orientação do Ministério da Educação e com a colaboração das secretarias (estaduais e municipais) de Educação. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a EF surge como um Tema Integrador, atravessando as experiências do sujeito sem seu contexto de vida. Por isso é importante destacar aqui os Temas Contemporâneos Transversais (TCT) que explicitam a ligação entre os diferentes componentes curriculares de forma integrada, numa conexão do que os estudantes vivenciam em suas realidades, trazendo contexto aos objetos do conhecimento descritos na BNCC. Os TCTs estão distribuídos em seis macroáreas temáticas, a saber: (i) Meio Ambiente, (ii) Ciência e Tecnologia, (iii) Multiculturalismo, (iv) Cidadania e Civismo, (v) Saúde, (vi) Economia. E é no contexto da macroárea Economia que encontram-se a Educação Financeira, e a Educação Fiscal e Trabalho. Essa visibilidade ressalta a importância de investigarmos como as discussões a respeito dessas temáticas se apresentam-se em obras didáticas. Dito isto, este trabalho se propôs a analisar como a Educação Financeira se apresenta nas obras de Projetos Integradores aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021. Esses materiais, foram socializados com a comunidade durante o período pandêmico da COVID-19. . Organizado no formato multipaper, essa pesquisa reúne dois artigos-capítulos e um produto educacional. O primeiro artigo-capítulo apresenta a análise das 13 obras de Projetos Integradores da área de Matemática e suas Tecnologias aprovadas no referido edital, no qual foram construídos dois agrupamentos, a saber: (i) Educação Financeira de modo Central, reunindo 6 projetos e (ii) Educação Financeira de modo Tangencial, em 7 projetos. Essa ação articulada às práticas profissionais do investigador, são problematizadas no segundo artigo-capítulo, no qual apresentamos os caminhos trilhados na construção de um produto educacional direcionado a proporcionar discussões a respeito da Educação Financeira articuladas aos princípios da Educação Matemática Crítica. Por fim, socializamos o produto educacional intitulado “Educação Financeira em revista: propostas para os professores”.

Palavras-chave: Projetos Integradores. Educação Financeira. Mestrado Profissional. PNLD Educação Matemática Crítica.

Dissertação Produto Educacional

Esse trabalho foi organizado no formato multipaper e estará disponível integralmente um ano após a data da defesa

EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM REVISTA: PROPOSTAS PARA OS PROFESSORES

CLUBE DE CIÊNCIAS NA ESCOLA: ANÁLISE DO ENGAJAMENTO CIENTÍFICO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autor(a): Dayana Brito
Orientador(a): Prof. Dr. Emerson Ferreira Gomes
Data da defesa: 01/42/2024


Resumo: Os primeiros Clubes de Ciências foram criados visando apresentar o método científico e formar futuros cientistas, contudo essa prática evoluiu ao longo do tempo e deixou de ter esse caráter estritamente formativo. Consideramos que além de contribuir para o Ensino de Ciências, por promover a Alfabetização Científica através do Ensino por Investigação, essa modalidade proporciona experiências culturais que priorizam a autonomia e o protagonismo dos estudantes em uma perspectiva crítica, investigativa e reflexiva. Esta pesquisa analisou como a participação de estudantes do Ensino Fundamental II, de uma escola pública da periferia da cidade de São Paulo, em um Clube de Ciências contribuiu para o engajamento científico desses adolescentes. Foi feita a revisão bibliográfica, a elaboração e análise do relato de experiências da trajetória do Clube de Ciências, objeto dessa pesquisa, e a realização de um grupo focal, em conjunto com a apresentação de escalas de engajamento. Como referencial norteador dessas etapas, utilizamos as teorias socioculturais de interação social (VIGOTSKI, 1991) e satisfação cultural (SNYDERS, 1988), além de contribuições de Paulo Freire e bell hooks, a fim de desenvolver reflexões no âmbito conceitual, epistemológico e sociopolítico que possibilitaram a compreensão das relações entre a participação no Clube de Ciências na escola e o engajamento científico dos participantes. O produto educacional resultante dessa pesquisa é uma proposta de planejamento e mediação em Clubes de Ciências intitulado ―Clubes de Ciências: do planejamento à mediação, este material apresenta sugestões e orientações para implementação de clubes de ciências nas escolas e propostas para que o professor realize a mediação desse processo, com foco na promoção do engajamento dos estudantes.

Palavras-chave: alfabetização científica, divulgação científica, interação social.

Dissertação Produto Educacional
CLUBE DE CIÊNCIAS NA ESCOLA: ANÁLISE DO ENGAJAMENTO CIENTÍFICO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I CLUBES DE CIÊNCIAS - DO PLANEJAMENTO À MEDIAÇÃO

O jogo de xadrez como ferramenta didático-pedagógica para trabalhar habilidades socioemocionais na alfabetização matemática

Autor(a): Érika Xavier Maia
Orientador(a): Profa. Dra. Diva Valério Novaes
Data da defesa: 04/04/2024


Resumo: O contexto pandêmico trouxe diversos desafios para recuperar as aprendizagens. Com isso, encontramos no jogo de xadrez possibilidades interdisciplinares que pode contribuir para aprendizagens significativas. Nossa pergunta disparadora para investigação nessa pesquisa foi: Pode o jogo de xadrez contribuir para o ensino de uma matemática exploratória e crítica e concomitantemente desenvolver habilidades socioemocionais? Desta forma, propomos o trabalho com as habilidades socioemocionais ensinando matemática com o jogo de xadrez, ou seja, o jogo de xadrez como ferramenta didático-pedagógica para ensinar matemática e simultaneamente desenvolver as habilidades socioemocionais. Assim, nosso objetivo de pesquisa com este estudo foi propor uma sequência didática para investigar se o jogo de xadrez pode contribuir para desenvolver habilidades matemáticas e socioemocionais concomitantemente, pois há contribuições das áreas da Psicologia da Educação e Neurociência, mostrando que todos podem aprender e que as questões emocionais estão inteiramente ligadas. Ainda, objetivamos contribuir com uma sequência didática que ajude a pensar em aulas que trabalhem a educação socioemocional alfabetizando de maneira interdisciplinar e lúdica. Com resultado afirmativo, a sequência didática se transformou no produto educacional desta dissertação e pode ser replicada ou adaptada por outros professores. A pesquisa é orientada em estudos de Howard Gardner, Daniel Goleman, Celso Antunes, Carol Dweck e Wilson da Silva, principalmente. Este texto é composto de resumo, introdução e mais cinco seções. Na Seção 1, abordamos a introdução. Na Seção 2, a revisão bibliográfica. Na Seção 3, discutimos a metodologia. Na Seção 4, trazemos os resultados da pesquisa. Por fim, na Seção 5, estão as considerações finais. O Produto Educacional segue anexado a esta dissertação, trata-se da sequência didática aplicada aos estudantes. O método adotado foi a pesquisa ação dentro da abordagem qualitativa, com a qual investigamos, a partir da aplicação da sequência didática, o objetivo proposto. O resultado indicou efeito positivo da intervenção, pois a análise dos dados mostrou que houve significativa mudança na frequência da utilização das estratégias propostas e no entendimento de eficácia delas por parte da maioria dos estudantes que participaram, por exemplo: compreender a sequência dos números, cálculo da multiplicação e resolução de problemas no que abrange a alfabetização, o que demonstrou a relevância da investigação realizada.

Palavras-chave: Educação Socioemocional. Ludicidade. Alfabetização. Jogos de Tabuleiro. Xadrez.

Dissertação Produto Educacional
O jogo de xadrez como ferramenta didático-pedagógica para trabalhar habilidades socioemocionais na alfabetização matemática O JOGO DE XADREZ COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA TRABALHAR HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: XADREZ SOCIOEMOCIONAL

Uma proposta de oficina preparatória para professores regentes da disciplina de Tecnologia do currículo estadual de São Paulo

Autor(a): Marcio Aparecido Paiva Soares
Orientador(a): Prof. Dr. Jose Paulo Cury Kirkorian
Data da defesa: 05/04/2024


Resumo: As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), em rápida e constante evolução no mundo contemporâneo, influenciam o dia a dia das pessoas, tornando fundamental que as escolas não somente se apropriem desses avanços no ensino-aprendizagem, mas ensinem sobre seus progressos. Em consonância com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a disciplina Tecnologia e Inovação foi introduzida nas escolas estaduais de São Paulo sob o programa Inova Educação, em execução desde 2019. Assim, é importante entender a tecnologia oferecida pelas escolas da rede estadual para um processo ensino-aprendizagem atualizado, a formação de docentes da disciplina e o processo de inclusão do novo componente curricular no cotidiano do magistrado. Esse contexto levou a esta pesquisa-ação empírico- exploratória de abordagem qualitativa. Como meios, houve a construção e aplicação de um Produto Educacional contendo uma oficina composta de uma série de atividades práticas voltadas à exploração das TDIC no contexto educacional, além de dois questionários estruturados, um aplicado antes e outro depois da oficina. A execução do Produto Educacional ocorreu em duas fases com o mesmo grupo de quatro participantes, ministrantes do componente curricular Tecnologia e Inovação, com 10 meses entre as fases e conduzidas à luz da Aprendizagem Significativa de Ausubel. O Produto Educacional foi aperfeiçoado entre as fases, com adição das categorias Simuladores Computacionais e Inteligência Artificial, essa última de interesse primo dos participantes e visibilidade e dimensão sumária atualmente. Este estudo de campo é independente da formação oferecida pela Secretaria de Educação Estadual de São Paulo (SEE/SP) para a disciplina Tecnologia e Inovação. A interpretação dos dados coletados foi realizada de acordo com as categorias temáticas pretendidas para exploração da matéria, como a experiência com e percepções sobre as TDIC no ensino, expectativas e aproveitamento de aprendizagem nas oficinas e avaliação das mesmas. As análises indicam a expansão do letramento digital dos docentes em ambas as oficinas, aprimoramento de habilidades de leitura, manipulação e promoção ética, reflexiva e crítica de tecnologias educacionais, mormentes para lecionar Tecnologia e Inovação. A constatação do progresso positivo dos participantes denota ainda a possibilidade de transformações nos modelos de ensino, apoiado também por reformas no arcabouço legislativo educacional, novidades em tecnologias digitais para a educação – como por exemplos o vasto uso do Google Sala De Aula –, investimentos surgentes em distribuição de ativos tecnológicos para docentes da SEE/SP e evolução das próprias práticas de ensino dos participantes da pesquisa. Os desafios não são menos numerosos, indicando indispensável a contínua expansão de recursos em TDIC disponíveis às escolas, docentes e discentes para o oferecimento do componente Tecnologia e Inovação, além de maior assistência aos docentes em letramento digital, expandindo as estruturas cognitivas que permitem explorar os recursos tecnológicos desde os níveis básicos aos avançados em suas práticas diárias.

Palavras-chave: Tecnologia e Inovação. Inova Educação. Formação docente. Letramento digital.

Dissertação Produto Educacional
Uma proposta de oficina preparatória para professores regentes da disciplina de Tecnologia do currículo estadual de São Paulo Oficina de formação de professores: Oficina preparatória para professores regentes da disciplina de Tecnologia do currículo estadual de São Paulo

Aplicação de conceitos iniciais de Trigonometria, de forma interdisciplinar, por meio de exemplos topográficos

Autor(a): Lígia Maria de Campos Fagundo
Orientador(a): Prof. Dr. Rogério Ferreira da Fonseca
Data da defesa: 11/04/2024


Resumo: Nesse trabalho são apresentadas propostas de atividades interdisciplinares aliando a aplicação de conceitos iniciais de Trigonometria com a Topografia, almejando auxiliar tanto docentes quanto alunos na construção de um conhecimento com maior significado. A metodologia de ensino utilizada é a Resolução de Problemas (RP), aliada com a abordagem interdisciplinar. A RP enfatiza a aplicação prática do conhecimento, desafiando os alunos a resolver problemas de forma colaborativa e, para que haja a interdisciplinaridade é fundamental ter um problema a ser resolvido com o uso de outros saberes. Sendo assim, a seguinte questão norteou esse trabalho: “é possível a aplicação no ambiente escolar de conceitos iniciais de Trigonometria de forma interdisciplinar, mais especificamente, por meio de exemplos topográficos?” Pretende-se mostrar que a aprendizagem de Matemática é de fato útil e interessante quando está conectada com o dia a dia do aluno. Aplicou-se uma Sequência Didática (SD) com alunos do 8º, 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio de uma escola privada do Estado de São Paulo – Capital. Na aplicação da SD, os dados foram coletados por meio de anotações de campo aliada às produções dos estudantes entregues ao longo de cinco encontros presenciais. Destacamos que a aplicação da SD teve um retorno satisfatório por parte dos alunos, contudo acredita-se que a potencialidade seria maior se a aplicação da SD fosse realizada num prazo estendido, com mais de um professor e com atividades externas (fora da sala de aula), além de contar com profissionais de outras áreas de conhecimento. Ao final do estudo, tem-se o produto educacional, apresentando a Sequência Didática detalhada para o uso do professor no ambiente escolar.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Interdisciplinaridade. Resolução de Problemas. Topografia. Trigonometria.

Dissertação Produto Educacional
Aplicação de conceitos iniciais de Trigonometria, de forma interdisciplinar, por meio de exemplos topográficos Sequência Didática: Como realizar medições de áreas inacessíveis?

Desafios e possibilidades na formação docente com foco na educação antirracista e habilidades socioemocionais

Autor(a): Regina Eliana Fagnani Gianani
Orientador(a): Profa. Dra. Diva Valerio Novaes
Data da defesa: 15/04/2024


Resumo: Na busca de aliar ferramentas e recursos fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para construção de projeto político pedagógico participativo, intercultural e crítico, consideramos a diversidade e a promoção da equidade. Para identificar os desafios existentes na integração dos conteúdos culturais e históricos exigidos pelas Leis nºs10.639/2003 e 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino da História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena e, ao mesmo tempo, propor estratégias que possibilitem o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes, promover aprendizado mais inclusivo e significativo, elaboramos este estudo de natureza qualitativa com abordagem de pesquisa participante. Buscamos responder a seguinte questão: Como a educação antirracista contextualizada para a formação continuada de professores que ensinam matemática contribuem para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais? No contexto de formação continuada reflexiva e participativa, com professores de ensino fundamental de uma escola pública municipal e periférica na cidade de São Paulo, exploramos vivências, reflexões e conscientização. Verificamos com aporte teórico a promoção de conhecimentos sobre as forças sociais, econômicas e culturais da comunidade envolvida. Apontamos e refletimos sobre o papel que a escola pode ter na formação cidadã. Observamos como ações da referida secretaria podem impactar e promover movimento que a longo prazo possa refletir positivamente nas ações dos docentes, voltado para o reconhecimento da diversidade racial e para elaboração de formas de fortalecer o autoconceito e autoidentificação dos(as) estudantes.

Palavras-chave: Habilidades socioemocionais. Relações étnico-raciais. Educação antirracista. Formação docente. Educação Matemática.

Dissertação Produto Educacional
Desafios e possibilidades na formação docente com foco na educação antirracista e habilidades socioemocionais Relatório Pedagógico: Experiências para a prática de uma educação antirracista e de habilidades socioemocionais na formação docente

Livros Didáticos de Matemática aprovados no PNLD 2021: uma análise das pretensas propostas didáticas Interdisciplinares

Autor(a): Gabriel Marques Miranda
Orientador(a): Profa. Dra. Elaine Pavini Cintra
Data da defesa: 16/02/2024


Resumo: Questões ou problemáticas da realidade podem apresentar complexidades que dificilmente a perspectiva disciplinar é capaz de solucionar, evidenciando assim a importância da abordagem interdisciplinar na resolução de problemas. A contribuição e a inter-relação de diferentes áreas do conhecimento se fazem necessária, seja para uma questão de grande impacto social ou para questões mais específicas. No universo escolar, a Matemática e suas Tecnologia está inserida em diversos contextos da realidade e articula-se com as demais áreas do conhecimento. Este trabalho tem como objetivo compreender a intencionalidade interdisciplinar presente nos livros didáticos de Matemática, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático 2021 (PNLD 2021), materializada nas propostas didáticas voltadas para o Ensino Médio. Selecionou-se as abordagens envolvendo a função afim para análise, pois esse objeto da Matemática apresenta versatilidade de aplicações e possui ampla articulação com muitos conceitos desenvolvidos nos componentes curriculares das Ciências da Natureza. A análise das “pretensas propostas didáticas interdisciplinares” da Matemática com as Ciências da Natureza, teve com suporte teórico as perspectivas interdisciplinares consideradas por autores como Japiassu (1979), Morin (2007), Pombo (1994, 2005), Santomé (1998) e Tomaz e David (2021). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho documental, na qual foi analisado o material destinado ao professor de 6 obras didáticas e os capítulos de função afim nelas presentes. A análise do material voltado exclusivamente ao professor, apontou que 3 das 6 obras investigadas não apresentam referencial teórico ou suporte metodológico para interdisciplinaridade. Nos livros voltados ao estudante, constatou-se que a algumas abordagens envolvendo a função afim sinalizaram uma pretensão interdisciplinar, entretanto, esta intenção muitas vezes não ultrapassou a mera aplicação de técnicas de resolução de um exercício ou as associações simplistas a fatos ou textos relativos ao cotidiano do estudante. Não forma encontradas abordagens efetivamente interdisciplinares, embora em alguns casos, elementos como a participação ativa do estudante no desenvolvimento da solução do problema e integração de  conhecimentos de diferentes áreas foram encontrados. Por meio do aporte teórico desta investigação, foi elaborado o produto educacional constituído de uma sequência didática com material de apoio interdisciplinar no qual, busca-se superar algumas as lacunas encontradas nas obras didática analisadas.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Livro Didático, Manual do Professor, Ensino de Matemática.

Dissertação Produto Educacional
Livros Didáticos de Matemática aprovados no PNLD 2021: uma análise das pretensas propostas didáticas Interdisciplinares PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR

Caracterização e análise de imagens em obras do PNLD 2021: Um olhar sobre a temática pilhas

Autor(a): Carlos Alberto Pereira Domingues
Orientador(a): Profa. Dra. Elaine Pavini Cintra
Data da defesa: 29/04/2024


Resumo: Esta pesquisa de mestrado profissional tem como objetivo principal analisar as imagens utilizadas na abordagem do tema “pilhas”, presentes nos livros didáticos aprovados no PNLD de 2021. Este objetivo parte da premissa de que as representações imagéticas estabelecem relações indissociáveis com a aprendizagem de um conceito. Trata-se de uma pesquisa documental, qualitativa que identificou e analisou 124 imagens, presente em 6 das 7 coleções aprovadas pelo PNLD 2021 – Objeto 2, baseado nos referenciais Taxonomia de Perales e Jiménez (2002) e na tríade das dimensões do conhecimento químico de Johnstone (1993). Os resultados demonstram que todos os livros (analisados) contemplam imagens que envolvem as três dimensões do conhecimento, porém a dimensão submicroscópica é a menos frequente. No que concerne à taxonomia, foi identificado grande ocorrência de imagens da categoria sequência didática: evocação e descrição, bem como a presença de etiquetas verbais que contribuem para sua intepretação. Duas obras apresentaram maior quantidade de fotografias, enquanto as demais demonstram um equilíbrio quantitativo entre desenhos figurativos e esquemas. Considerando as dificuldades relacionadas à temática das pilhas, seria oportuno que as obras didáticas apresentassem maior sincronismo entre o texto e as imagens. Desta forma, contribuiria na interpretação das figuras e proporcionaria uma sinergia no processo de compreensão da temática (relação sinóptica). O produto educacional resultante desta pesquisa é um guia didático para professores com orientações para a análise de imagens presentes nos materiais didáticos, trazendo subsídios para que avaliem a pertinência da relação entre a imagem, o texto principal e o conceito investigado.

Palavras-chave: Pilhas. Livro didático. Representações.

Dissertação Produto Educacional
Caracterização e análise de imagens em obras do PNLD 2021: Um olhar sobre a temática pilhas Guia didático para análise de imagens

Práxis da Pedagogia Histórico-Crítica no ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autor(a): Ana Paula Gaião Martins
Orientador(a): Profa. Dra. Amanda Cristina Teagno Lopes Marques
Data da defesa: 03/06/2024


Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar a contribuição de uma sequência didática organizada com base nos fundamentos  teórico-metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) para o ensino de ciências nos anos inicias do Ensino Fundamental. Os principais referenciais teóricos a embasar a pesquisa foram Saviani (1985-2021), a respeito dos fundamentos da PHC; Marsiglia (2015) e Polinarski, Angelita e Nicole (2016) no que tange à questão da didática; Galvão (et al., 2019) no que toca à prática pedagógica no ensino fundamental à luz da PHC. Observando que a experiência no campo educativo envolve múltiplos fatores, e a escola enquanto território de investigação é permeada pela complexidade humana, a metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa conforme Ghedin e Franco (2008), adotando-se a pesquisa-ação com intervenção como abordagem metodológica conforme Franco (2005) e Aguiar e Rocha (2003). Assim, este trabalho analisou as potencialidades de uma sequência didática organizada à luz da Pedagogia Histórico-Crítica para o ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, realizada junto a uma turma de 3° ano de uma escola pública municipal. Como produto educacional, foi organizado um material de apoio como referência a professores que desejam fazer uso da PHC em sua prática pedagógica para o ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como principais resultados, o trabalho permitiu um ensino que aproximou os alunos do conhecimento científico em articulação à problematização da prática social, superando o caráter ingênuo e acrítico presente no ensino que foca apenas em repassar o conhecimento científico de forma puramente simplista, desatrelado da realidade que permeia as relações sociais. Podemos concluir que a proposta do método da PHC contribui para o ensino que busca ascender do abstrato ao concreto.

Palavras-chave: Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pedagogia Histórico-Crítica. Ensino de Ciências.

Dissertação Produto Educacional
Práxis da Pedagogia Histórico-Crítica no ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental Pedagogia Histórico-Crítica e Ensino de Ciências: uma proposta didática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

O que contém o conteúdo? Considerações sobre a política dos currículos no Novo Ensino Médio

Autor(a): Lêni Helen Vieri Piacezzi
Orientador(a): Prof. Dr. Enio Freire De Paula
Data da defesa: 17/06/2024


Resumo: A reforma da Educação brasileira pós-golpe de 2016 impôs importantes alterações no plano de formação cultural das novas gerações e é com essa compreensão que esta pesquisa, intitulada “O que contém o conteúdo? Considerações sobre a política dos currículos escolares no Novo Ensino Médio” se propõe a investigar os determinantes sócio-históricos das mudanças curriculares e reformas na educação brasileira, para compreender como e quais são as determinações que estruturam os currículos no Novo Ensino Médio, implementado sob a Lei 13.415/17. Esta pesquisa de mestrado tem entre suas intencionalidades analisar pontos da Reforma do Ensino Médio que se relacionam às alterações da Lei 9394/96 (LDB) pela Lei 13.415/17, que consolida a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como fundamento pedagógico, identificando os possíveis impactos na formação dos jovens brasileiros. Busca compreender o contexto em que as políticas reformadoras se inserem para tentar desvendar o que as reformas buscam atender, para além daquilo que anunciam. Ao jogar luzes sobre como palavras, jargões e slogans nos seduzem para a adoção quase imediata e acrítica de produtos que transformam a educação em objeto mercadológico, esperamos poder colaborar com a formação inicial dos futuros professores, licenciandos em formação no IFSP. Essa colaboração se dará por meio de um produto educacional para formação inicial dos licenciandos que amplie suas capacidades de compreensão do movimento de reformulação do ensino médio. Com o objetivo de responder aos questionamentos que nos colocamos, apresentaremos nossa dissertação em formato multipaper, no qual traçaremos um percurso que se organiza por meio de uma introdução estendida e um corpus de artigos independentes porém ligados pela lógica da continuidade. Nosso primeiro artigo-capítulo intitulado “Novo Ensino Médio - Para onde estamos indo?” discute o que há de novo no Novo Ensino Médio por meio da análise de uma seleção de artigos publicados de 2017 a 2022 sobre a Reforma do Ensino Médio condicionada pela Lei 13.415/2017”; sequencialmente apresentamos um artigo-capítulo intitulado “Um salto para o passado: Breves observações sobre o discurso ideológico no Relatório Jacques Delors e das políticas públicas para a educação nos anos 1990”, que nos permitirá conhecer um pouco melhor as bases sobre as quais se assentaram as políticas públicas para  educação dos anos 1990, e que voltam a condicionar as políticaspúblicas para a educação no pós-golpe de 2016; por fim, em “Um passo para o futuro - Uma proposta de formação de professores de ciências e matemática nas licenciaturas do IFSP” apresentamos o percurso que traçamos para a elaboração do nosso Produto Educacional, que oferece uma proposta para a formação crítica dos licenciandos do IFSP por meio de uma sequência didática.

Palavras-chave: Lei 13.415/17. Currículo. Projeto formativo para o ensino médio. Formação de professores.

Dissertação Produto Educacional

Esse trabalho foi organizado no formato multipaper e estará disponível integralmente um ano após a data da defesa

O que contém o conteúdo? Uma proposição de sequência didática para a compreensão dos determinantes sócio-históricos das mudanças curriculares e reformas na educação brasileira

Itinerários Formativos de Ciências da Natureza em sistemas apostilados de ensino: O caso da Física Médica

Autor(a): Marcos Ramalho Figueiredo da Silva
Orientador(a): Profa. Dra. Rebeca Vilas Boas Cardoso de Oliveira
Data da defesa: 31/07/2024


Resumo: De 2017 a 2024, o Brasil vivenciou a implementação de uma Reforma do Ensino Médio. Nesse contexto, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) visa a se adequar à reforma com seus preceitos tácitos neoliberais. A ação de grandes empresas educacionais, inicialmente, por meio de ações filantrópicas, constrói um projeto de educação mercadológico, baseado em uma política de accountability, por meio de testes padronizados e seus resultados, cada vez mais presentes na educação básica. A carga horária do Novo Ensino Médio apresenta os itinerários formativos, espaços curriculares de aprofundamento e ampliação dos conhecimentos, podendo instituir disciplinas, oficinas e projetos, entre outras situações. Eles surgem por meio do discurso de oferecer uma opção de escolha de estudo em uma área específica para os estudantes. No entanto, apesar dos poucos anos de vigência da implementação, a literatura indica diversas controvérsias nos itinerários formativos ofertados, compreendidos principalmente como disciplinas eletivas. Considerando o universo profissional do professor pesquisador, este trabalho discute, utilizando como ferramenta a Teoria da Transposição Didática de Yves Chevallard, como o saber a ensinar se apresenta em apostilas de Física Médica, material didático de um dos itinerários formativos de dois sistemas de ensino. A pesquisa também buscou compreender as possíveis visões de ciência presentes nesses materiais, considerando na análise o contexto atual da realidade brasileira, com suas problemáticas relacionadas à atual reforma educacional. Como resultado desta investigação, podemos inferir que as apostilas oferecem um ensino tecnicista, fragmentado, despersonalizado, dessincretizado, descontextualizado e com visões deformadas da ciência. Como parte do resultado da pesquisa, foi elaborado um produto educacional, que usa elementos da História da Ciência para lidar com o ensino do tema de Radioatividade, na defesa de uma recontextualização do conhecimento, importante para a transposição interna e o saber a ser ensinado.

Palavras-chave: Transposição Didática. Visões Deformadas da Ciência. Radioatividade. Reforma do Ensino Médio. Produto Educacional.

Dissertação Produto Educacional
Itinerários Formativos de Ciências da Natureza em sistemas apostilados de ensino: O caso da Física Médica PRODUTO EDUCACIONAL Ensino da Radioatividade com contribuições da História da Ciência: Uma proposta para a sala de aula

UM OLHAR PARA O CONHECIMENTO DA FÍSICA NO CURRÍCULO PAULISTA COM O NEM E A NORMALIZAÇÃO DO SILENCIAMENTO DA CIÊNCIA PERCEBIDO EM ESCOLAS PÚBLICAS

Autor(a): Alan Rogério da Costa Santos
Orientador(a): Profa. Dra. Rebeca Vilas Boas Cardoso de Oliveira
Data da defesa: 01/08/2024


Resumo: Com a queda do governo federal brasileiro em 2016, e a intensificação das críticas pelos meios de comunicação frente à qualidade da educação básica brasileira, ecoava na sociedade, em geral, a necessidade de uma reforma educacional. A medida MP 746/16 do novo governo trazia justificativas de urgência para a reforma do ensino brasileiro, que culminou com a aprovação da Lei 13.415/17, instituindo o chamado Novo Ensino Médio (NEM), com redução da carga horária das disciplinas da Formação Geral Básica (FGB), em particular, a da Física, que poderá ser retomada e complementada com os aprofundamentos curriculares dos Itinerários Formativos. Considerando que, também pela carência de docentes formados em Física, sempre se percebeu que muitos conhecimentos dessa ciência não são levados para a sala de aula efetivamente, surgem dúvidas sobre a possibilidade de seu aprofundamento curricular com as disciplinas dos itinerários, o que poderá normalizar seu silenciamento na Educação Básica. Dessa forma, o objetivo geral da pesquisa busca compreender em que Itinerários Formativos do Currículo Paulista o conhecimento da Física poderá ser percebido, com chances de fazer parte da formação de estudantes do Ensino Médio. Considerando uma linha do tempo entre os anos de 2021 e 2023, a pesquisa, de natureza qualitativa, lidou com três conjuntos de dados: artigos científico-acadêmicos, documentos oficiais orientadores do ensino e entrevistas semiestruturadas a professores de Física e/ou de Itinerários Formativos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias envolvendo conhecimentos de Física. Usando a Metodologia de Análise de Conteúdo, é possível dizer que, além de oferta desigual de formação básica aos estudantes, a flexibilização do currículo implicou num reducionismo conceitual da Física, silenciando dimensões para compreensão dessa Ciência. Num cenário inicial de implantação do NEM, a urgência das ações na escola trouxe insegurança aos professores, que não reconheciam as disciplinas que lhes foram atribuídas, por não compreenderem as articulações entre os conceitos que historicamente lidavam no processo de ensino-aprendizagem e sua presença/ausência nas novas propostas disciplinares, indicando uma fragmentação ainda maior dos conteúdos de Física. Assim, com carga horária reduzida, conteúdos também reduzidos e mais fragmentados, com a falta de discussões na comunidade escolar e de ações de formação docente, o NEM contribuiu tacitamente para a normalização do silenciamento da ciência Física em escolas públicas paulistanas de Ensino Médio.

Palavras-chave: Reforma do Ensino Médio; Lei 13415/17; Currículo; Ensino de física; Itinerários formativos.

Dissertação Produto Educacional
UM OLHAR PARA O CONHECIMENTO DA FÍSICA NO CURRÍCULO PAULISTA COM O NEM E A NORMALIZAÇÃO DO SILENCIAMENTO DA CIÊNCIA PERCEBIDO EM ESCOLAS PÚBLICAS Guia orientativo - Uma reflexão sobre possibilidade de aprofundamento e ampliação dos conteúdos de Física no NEM

Em busca da catarse discente: o ensino de conceitos científicos na perspectiva da pedagogia histórico-crítica

Autor(a): Patrícia Nascimento Marques
Orientador(a): Prof. Dr. Emerson Ferreira Gomes
Data da defesa: 24/09/2024


Resumo: A busca pela catarse envolve uma grande investigação sobre o trabalho pedagógico, o ensino e a aprendizagem. Embora não seja sempre perceptível, a catarse é um momento fundamental de transformação da consciência visando a uma nova leitura sobre a prática social. Na presente investigação, buscamos planejar o ensino do conceito de evolução de modo a possibilitar um entendimento mais realista sobre o fazer científico a partir de uma abordagem histórica e crítica. As características da metodologia de pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação subsidiaram as intervenções realizadas com estudantes de sétimo ano de uma escola da Rede Municipal de Ensino de São Paulo localizada na Zona Norte da cidade. Foi elaborada uma sequência didática (SD) de alto nível conceitual visando ao ensino do conceito de evolução a partir da abordagem pedagógica desenvolvida por Saviani (1999): a pedagogia histórico-crítica (PHC). Essa pedagogia objetiva transformar a leitura sobre a prática social a partir da instrumentalização dos estudantes com os conhecimentos (científicos, filosóficos, artísticos etc.) produzidos pela humanidade. Para a presente investigação foram consideradas as características da prática pedagógica mista, desenvolvida por Morais e Neves (2009) a partir de conceitos elaborados por Bernstein (1984, 1990). O forte enquadramento de critérios avaliativos explícitos e o fraco enquadramento do compassamento foram características relevantes para a realização da prática. A análise das produções dos estudantes revelou que o ensino da evolução das espécies, fundamentado na pedagogia histórico-crítica, favorece a compreensão sobre as teorias das ciências da natureza como resultado de conflitos humanos e históricos levando a uma leitura mais fiel sobre o modo como se constitui o fazer científico. Para futuras investigações, se faz relevante considerar a frequência dos estudantes e a competência leitora e escritora para melhor compreender o processo de aquisição de conceitos científicos e a mobilização do pensamento por conceito. A presente investigação resultou em um e-book como produto educacional que conta com a divulgação da sequência didática sobre o conceito de evolução a partir da perspectiva da PHC.

Palavras-chave: pedagogia histórico-crítica; evolução; ensino de ciências

Dissertação Produto Educacional
Em busca da catarse discente: o ensino de conceitos científicos na perspectiva da pedagogia histórico-crítica E-BOOK: EVOLUÇÃO uma proposta de ensino histórico-crítica

Construção de um simulador computacional para o ensino de Física e Matemática em fenômenos que envolvem o uso de funções trigonométricas

Autor(a): Rodrigo José Nolasco Silva
Orientador(a): Prof. Dr. Osvaldo Canato Junior
Data da defesa: 17/10/2024


Resumo: A temática do presente estudo se concentra no ensino de Física e Matemática, relacionando-o com o uso da tecnologia e estratégias de simulação de fenômenos e experimentos científicos, a fim de ampliar as oportunidades de aprendizagem, e consequentemente, facilitar a compreensão do conteúdo pelos alunos. O presente estudo busca construir um simulador computacional para o ensino de Física e Matemática, por meio das funções trigonométricas, promovendo a incorporação do pensamento computacional na prática pedagógica do professor. Além disso, são apresentados um roteiro para uso didático do simulador e um manual dos passos de criação do simulador que podem ser replicados pelo professor. O simulador computacional foi desenvolvido com a linguagem de programação JavaScript, incluindo JQuery, com interface em HTML5, propiciando a adequação dos elementos interativos e suas respectivas bases; e da linguagem de marcação CSS3 para a confecção dos estilos. O roteiro, juntamente com o manual apresentado, facilita o desenvolvimento de produtos educacionais diferentes, podendo ser referência para a construção de outros simuladores computacionais, com múltiplas possibilidades de construção e uso. Embora a falta de conhecimento em programação possa limitar a elaboração de simuladores computacionais, considera-se que o respectivo trabalho demonstra a viabilidade dos profissionais da educação se inserir em novos desafios e adquirir maior capacidade para o aperfeiçoamento do pensamento computacional.

Palavras-chave: Pensamento computacional. Simulador computacional. Ensino de Física. Ensino de Matemática.

Dissertação Produto Educacional
Construção de um simulador computacional para o ensino de Física e Matemática em fenômenos que envolvem o uso de funções trigonométricas Construção de um simulador computacional para o ensino de Física e Matemática em fenômenos que envolvem o uso de funções trigonométricas

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