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Congresso

Trabalho de disciplina do curso de Arquitetura é selecionado para Congresso Mundial

Publicado: Terça, 25 de Maio de 2021, 13h47 | Última atualização em Quarta, 09 de Fevereiro de 2022, 16h29

Uma Prática Pedagógica do curso de Arquitetura e Urbanismo do Câmpus São Paulo foi selecionada para mostra no 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que acontecerá no Rio de Janeiro.

O trabalho foi realizado no segundo semestre de 2020, durante a disciplina de Projetos (APAQ2) com a turma do segundo semestre do curso.

A prática, denominada “Memorial dos Aflitos”, foi coordenada pelos docentes do Departamento de Construção Civil do câmpus, Pedro Henrique de Carvalho Rodrigues e Giselly Barros Rodrigues, e foi uma das 10 selecionadas para a mostra.


Prancha UIA 1

Prática Pedagógica: Memorial dos Aflitos

Apresenta-se a Prática Pedagógica aplicada a uma turma do segundo semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo dentro do componente curricular de Projeto de Arquitetura e que teve como tema o projeto do Memorial dos Aflitos no Bairro da Liberdade, em São Paulo. A Prática Pedagógica se inscreve no eixo temático Diversidade e Mistura e espera-se poder contribuir com a discussão sobre a prática da Arquitetura e do Urbanismo atentos à mistura de culturas e a importância desse aspecto na formação dos futuros arquitetos. Tem sido difícil encontrar a Educação das Relações Étnico-Raciais nos cursos de Arquitetura e Urbanismo a partir de uma perspectiva inclusiva, crítica e decolonial e fora dos componentes como arte e história da arquitetura. Ao problematizar a questão da contribuição negra à cultura brasileira e os termos em que essa aconteceu, valoriza a diversidade cultural na busca da superação da segregação, promovendo o fortalecimento das comunidades e a preservação do legado africano e afro-brasileiro. A partir disso, o objetivo da Prática Pedagógica desenvolvida foi estimular o processo criativo dos estudantes e sua aplicação no projeto arquitetônico considerando-se que o ensino de projeto é um processo educativo mais amplo, que vai além do ensino da técnica ou da preparação para o exercício profissional. A questão que se coloca com essa Prática Pedagógica é que o ateliê pode, de fato, preparar os futuros arquitetos para se tornarem agentes de transformação. A visão da questão étnico-racial a partir do campo disciplinar da Arquitetura e Urbanismo pode contribuir com a luta antirracista e o enfoque em um componente curricular de Projeto de Arquitetura pode não só informar o projeto nas várias etapas do processo criativo, mas também estimular a reflexão crítica, revelando que é possível pensar em uma educação em Arquitetura e Urbanismo para todos os mundos, em um só mundo.

Assunto(s): Congresso
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