Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Comunidade IFSP Público > O Câmpus São Paulo do IFSP recebeu, em 22 de setembro de 2021, o vereador de São Paulo, Alessandro Guedes, acompanhado de sua comitiva.
Início do conteúdo da página
Visita

O Câmpus São Paulo do IFSP recebeu, em 22 de setembro de 2021, o vereador de São Paulo, Alessandro Guedes, acompanhado de sua comitiva.

Publicado: Terça, 28 de Setembro de 2021, 18h05 | Última atualização em Segunda, 16 de Maio de 2022, 10h01

IMG 0155

O diretor geral do câmpus, Alberto Akio Shiga, apresentou as demandas da escola para que o vereador possa interceder, junto ao poder público, na realização da poda e remoção de cerca de cem árvores que estão no entorno do prédio da escola, algumas com o oferecimento de risco de queda; reforma do estacionamento destinado aos estudantes e calçada em frente à escola; limpeza dos bueiros que estão em volta do câmpus, evitando alagamentos nos períodos chuvosos; estudo e instalação de placas de sinalização indicando a localização do IFSP nas imediações; implantação de uma base da Guarda Civil Metropolitana na Avenida Cruzeiro do Sul;  melhoria da iluminação interna e externa do câmpus; e viabilização de acordo para realização de estágio de formação pedagógica nas escolas da rede municipal de ensino.  Essas ações, segundo Shiga, visam melhorar a segurança e mobilidade de nossos alunos, servidores e da comunidade local. 

Guedes conheceu a estrutura do câmpus e alguns projetos realizados pelos servidores e alunos, como “Agentes solidários: formação continuada para imigrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade” e "Olhar Intercultural", apresentados pela servidora Leylah Marques e desenvolvido em parceria entre o Câmpus São Paulo, EMEF Infante Dom Henrique e a Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (FLACSO Brasil). O objetivo do projeto é, além da integração dos imigrantes e refugiados à sociedade brasileira, auxiliar na regularização documental no país, orientação nos cuidados à saúde, ensino de português como língua de acolhimento (PLAC), entre outros.

A servidora Priscilla Najara Dagel Souza, uma das integrantes do “Sustentare”, explicou para os presentes algumas ações do projeto, como a conscientização ambiental, empreendedorismo social, reaproveitamento de alimentos geralmente não utilizados, tais como cascas, talos e sementes, além de mostrar o projeto da horta comunitária no câmpus. 

IMG 0101Outro projeto apresentado que também despertou interesse da comitiva foi o projeto “ÁTICO”, coordenado pelo Departamento de Construção Civil do câmpus e que tem como objetivo atuar como agente de mudança, na garantia do direito à cidade (moradia digna e equipamentos públicos) e à qualidade de vida junto a comunidades organizadas e em vulnerabilidade social. O projeto oferece assessoria técnica, nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil, entre outras, para população de baixa renda na elaboração e/ou execução de projetos de regularização física, fundiária e de habitação de interesse social.

Guedes também conheceu as áreas onde estão os painéis de energia fotovoltaica e o Centro de Memória do IFSP, apresentadas pelas servidoras Cintia Gonçalves Mendes da Silva e Alba Fernanda Oliveira Brito, respectivamente.  

O vereador compareceu ao câmpus acompanhado de seu chefe de gabinete, Alexandre Sampaio e de seu assessor, aluno de Gestão Pública no IFSP e  membro do nosso Consup, Clayton Lima da Silva.

Também estiveram presentes os pró-reitores de administração, José Roberto da Silva, de extensão, Gabriela de Godoy Cravo Arduíno e de pesquisa e pós-graduação, Adalton Massalu Ozaki.

Assunto(s): Visita
Fim do conteúdo da página