Clube do Livro BFM discute obra de Carolina Maria de Jesus
A Biblioteca Francisco Montojos promoveu no último dia 08 de julho o encontro do Clube do Livro BFM que discutiu a obra "Quarto de despejo: diário de uma favelada", de Carolina Maria de Jesus. A discussão envolveu muitos assuntos, uma vez que Carolina relata os fatos que envolvem sua vida e a comunidade em que viveu, a favela do Canindé.
A servidora Lucimara del Pozzo Basso iniciou a conversa comentando exatamente sobre essa variedade de temas tocantes, como a fome, a miséria, a violência, infância na favela, grupos étnicos ou sociais e seus preconceitos, política, etc. A autora discursa sobre todos esses temas, mas não como temáticas distantes, mas estando ela e seus filhos totalmente mergulhados, vivenciando cada dificuldade que elas representam. E a fome está entre os temas mais tocantes desse livro, que é relatado em praticamente todos os dias que foram descritos por Carolina.
A aluna Fernanda Bueno salientou uma importante e preocupante informação, a de que o Brasil entra novamente para o mapa da fome em 2022, indicando o quanto o país ainda precisa avançar em relação a uma história descrita e vivenciada no fim da década de 50.
Além dessas temáticas marcantes, o encontro geográfico da autora com toda a comunidade do IFSP é muito destacada no livro, pois Carolina descreve as ruas, os endereços, a natureza que a envolve por onde ela anda. E através dos recursos do Google Maps, é possível visualizar alguns desses locais citados no livro:
Sobre o próximo encontro:
Ficou definida a data de 12/08/2022 às 19 horas. A aluna Fernanda Bueno escolheu a próxima leitura que será: Ensaio sobre a cegueira/José Saramago.
O link para inscrição segue o mesmo: https://forms.gle/BjGJ3GezSrNfMTDp7.
Redes Sociais