Aconteceu, no último dia 19 de agosto, nas instalações do Campus São Paulo do IFSP, o I Colóquio de Pesquisa e Extensão do Clube de Matemática Unifesp/IFSP. O evento foi promovido pelo GEPPEDH-MAT - Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos Educativos e Per
No evento, estiveram presentes, além dos membros do grupo de estudos, representantes da EPG Dorcelina Folador, de Guarulhos, e EMEF Espaço de Bitita, de São Paulo, que compõem a parceria interinstitucional que forma o Clube de Matemática, projeto extensionista e de pesquisa que conta com fomento da Fapesp.
Durante o evento foram apresentadas as ações iniciais do Clube de Matemática relacionadas a este projeto, além das palestras "A significação da educação escolar pela atividade orientadora de ensino" ministrada pelo professor da Faculdade de Educação da USP, Manoel Oriosvaldo Moura, e da palestra "Álgebra nos anos iniciais: possibilidades
para a organização do ensino ", proferida pela docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Maria Lúcia Panossian.
De acordo com a líder do GEPPEDH e pesquisadora responsável pelo Projeto Clube de Matemática, professora Vanessa Dias Moretti, o evento foi uma oportunidade de estudos e compartilhamento das ações que vêm sendo desenvolvidas nas escolas. Além disso, "marca o compromisso coletivo dos participantes e das instituições envolvidas com a melhoria da educação matemática escolar por meio de práticas pedagógicas que, ao primarem pelo aprofundamento conceitual, buscam desenvolver nos estudantes o interesse e o prazer pelo fazer Matemática no espaço do Clube de Matemática", conta.
Ao sediar o evento, o Campus São Paulo, parceiro do Clube de Matemática, representado pelo professor e coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, professor Wellington Pereira das Virgens, renova seu compromisso com a formação de educadores matemáticos e com a disseminação e democratização do conhecimento. Para Wellington "a parceria interinstitucional que se concretiza no Clube de Matemática representa uma conquista para a sociedade, já que potencializa o diálogo e a aproximação entre Educação Superior e Educação Básica, em uma perspectiva que materializa os pilares educacionais do ensino, da pesquisa e da extensão", finaliza.
Redes Sociais