Página inicial > Comunidade IFSP Público > II Novembro negro: representatividade importa (21 de novembro - Campus São Paulo)
EVENTOS

Publicado: Quinta, 16 de Novembro de 2023, 17h18 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2024, 08h29

arte even.bd507d74e73046e3af0e

Inscreva-se em: https://www.even3.com.br/novembronegro-ifsp-spo/

II Novembro negro: representatividade importa é um importante evento letivo do Campus São Paulo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que faz parte do calendário afirmativo implantado pelo campus e NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) no calendário acadêmico dos cursos em 2023. A importância do evento articula-se com o atendimento à Lei 10.639/03 que coloca o dia da Consciência Negra como data prevista no calendário escolar e torna obrigatório o ensino de “história e cultura afro-brasileira” no currículo oficial. Enquanto a Resolução nº 1, de 2004, do Conselho Nacional de Educação, estende as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais até o ensino superior.

O evento será realizado no dia 21 de novembro de 2023, em todos os períodos do dia, contemplando a comunidade interna e externa ao IFSP. Teremos diversidade de atividades como palestras, mesas, oficinas, cine-debate e exposições que envolvem várias áreas de conhecimento atrelados à temática das relações raciais.

Nesta mesma data, no período da manhã, também ocorrerá o I Seminário Cidade, Territorialidades e Interseccionalidade: Bixiga em disputa, organizado pelos grupos de pesquisas GEPRETAS e LABurbANO, inserido na programação do II novembro negro. o  I SCTI propõe construir um espaço de reflexões sobre o território do Bixiga/Bela Vista relacionando as temáticas das relações raciais, da memória, do urbanismo, da arquitetura, das artes, da história, da geografia e da cultura. Haverá palestra, mesa e mostra expositiva com apresentações de estudos, propostas e reflexões sobre o território do Bixiga.

Participe conosco! Você pode fazer sua inscrição previamente nas atividades descritas no site para garantir sua vaga.

Comissão organizadora do calendário afirmativo do campus SPO