Página inicial > Comunidade IFSP Público > Alunos do integrado editam livro com relatos pessoais após atividade de sala de aula
HISTÓRIAS QUE MARCAM

Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2023, 14h31 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2024, 08h29

IMG 2278

No dia 10 de novembro, alunos do primeiro ano do curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável Integrado ao Ensino Médio, organizados pela professora Tatiana Piccardi, realizaram a cerimônia de lançamento do livro
"Histórias que Marcam", reunindo, no auditório SP1, estudantes, professores, familiares e servidores do câmpus São Paulo para uma conversa com os autores.

O evento foi marcado pela emoção e por muitos agradecimentos à professora organizadora, que, por meio do desenvolvimento do gênero textual relato de experiências vividas, alcançou a sensibilidade dos estudantes despertando-os não só para o poder da linguagem e para a força da literatura, mas principalmente para o florescimento da empatia.

IMG 2291

A professora Tatiana contou que tudo começou em uma aula de produção de texto com o gênero relato de experiências de vida, que faz parte do programa do curso para o primeiro ano. Os alunos escreveram e a professora ficou muito feliz com o resultado. Conforme declarou o estudante Kaique Araújo de Oliveira, vendo a felicidade da professora ele sugeriu “E se fizéssemos um livro?”. A professora abraçou a ideia, organizaram uma equipe editorial e começaram a trabalhar no projeto do livro que precisava de revisão, diagramação, ilustração, financiamento entre outras necessidades que foram gradativamente sendo trabalhadas pela equipe, até que o livro se materializou.

E o trabalho dos alunos ainda poderá se tornar internacional. A professora Cibelle Correia da Silva, que ministra aulas de Língua Espanhola no câmpus São Paulo, afirmou que vai editar o livro em espanhol, o que acabou dando ideia à professora Tatiana de editá-lo também em inglês.