Página inicial > Comunidade IFSP > No dia 29 de novembro de 2023, a estudante Flávia Benhossi defendeu seu trabalho de conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo, do Campus São Paulo do IFSP.
TCC

Publicado: Quarta, 07 de Fevereiro de 2024, 17h49 | Última atualização em Quarta, 07 de Fevereiro de 2024, 17h49

tccIntitulado "Sobrado 81: centro de acolhimento LGBTQIAPN+", o trabalho orientado pela professora do curso Thais Cristina Silva de Souza apresenta um projeto de restauro de um sobrado antigo na região central de São Paulo, e a adaptação para um espaço multiuso voltado a pessoas LGBTQIAPN+ em situação de vulnerabilidade social.

A composição da banca contou com a presença dos docentes Janine Nemeh (Arquiteta/convidada externa - Senai), Alexandre Kenchian (Campus São Paulo) e Flávio Kishigami (ICampus São Paulo e representante do Nugs)

Entre os diversos temas suscitados pelo trabalho "Sobrado 81", a banca abordou as políticas de conservação, preservação e gestão do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural, mapa de danos, técnicas construtivas sustentáveis, e as implicações sociais da construção de espaços de acolhimento, vivência e educação para a comunidade LGBTQIAPN+. Por fim, destacou-se a importância das políticas de ações afirmativas vigentes no IFSP, para a formação profissional qualificada, crítica e orientada para o exercício da cidadania.