Página inicial > Comunidade IFSP > Em 26 de março de 2024, alunos do Campus São Paulo realizaram uma visita técnica ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), onde foram recebidos pelo chefe de Comunicação Social do Instituto, Fábio Loyolla e pelo pesquisador Hernán Zambrano.
INPE

Publicado: Quarta, 08 de Maio de 2024, 10h37 | Última atualização em Quarta, 08 de Maio de 2024, 10h52

IMG 1412Durante a visita, Loyolla e Zambrano apresentaram suas perspectivas sobre o papel e a importância do INPE na pesquisa espacial brasileira, destacando a relevância da soberania nacional nesse contexto.

Um dos momentos marcantes da visita foi a exploração do Laboratório de Antenas, em que o servidor Guilherme Nader Kawassaki compartilhou seus conhecimentos especializados. Além disso, os alunos puderam conhecer de perto o Laboratório de Integração e Testes (LIT), onde explicaram o processo de desenvolvimento e teste de tecnologias espaciais avançadas.

Ao final do dia, de acordo com o docente Gustavo Maciulis Dip, “os estudantes deixaram o INPE com uma compreensão mais profunda da pesquisa espacial brasileira e uma nova apreciação pelo trabalho que impulsiona nossas conquistas no espaço. A visita ao INPE e ao LIT não apenas ampliou seus conhecimentos acadêmicos, mas também os inspirou a considerar novas perspectivas de contribuição para o avanço da ciência e tecnologia no país”, conta.

No campus, o evento foi coordenado pelo professor Gustavo Maciulis Dip, com a colaboração dos docentes Sara Dereste dos Santos Perseghini, Marcel Wu, Wagner de Aguiar e Alexandre Ventieri, além da participação de diretores, servidores e estudantes.