IFSP implementa autenticação multifator para segurança cibernética
A Equipe de Tratamento e Respostas a Incidentes em Redes de Computadores (ETIR) do IFSP, em suas ações contínuas de prevenção de ameaças à segurança cibernética institucional, informa que a partir do dia 10/06/2024 será exibido um aviso na página de login dos serviços do Google Workspace para os servidores do IFSP que ainda não ativaram a autenticação multifator (MFA), alertando sobre o prazo limite para a ativação do mesmo.
A MFA adiciona etapas extras ao processo de login, exigindo que o usuário insira informações além da senha, o que previne acessos não autorizados mesmo que a senha seja comprometida.
Por exemplo: junto com a senha, os usuários podem ser solicitados a inserir um código gerado por um aplicativo autenticador, usar uma chave física, verificar uma impressão digital ou autorizar o acesso a partir de um dispositivo confiável.
Instituições, empresas e indivíduos usam MFA para validar suas identidades digitais, garantindo acesso seguro apenas para usuários autorizados.
Após a habilitação do MFA em sua conta, ele será necessário ao acessar pela primeira vez um dispositivo novo ou quando os algoritmos de segurança detectarem comportamento suspeito na conta.
Para mais informações sobre esta mudança e maiores detalhes sobre o processo de configuração do MFA, consulte a aba segurança na página https://ifsp.edu.br/google.
Redes Sociais