Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Destaques > Professor apresenta trabalho em conferência nos Estados Unidos
Início do conteúdo da página

Professor apresenta trabalho em conferência nos Estados Unidos

Publicado: Quinta, 25 de Maio de 2017, 15h50 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

No período de 24 a 28 de abril de 2017, o professor do Campus São Paulo Neilo Trindade, participou do “44th International Conference on Metallurgical Coatings and Thin Films” (ICMCTF), em San Diego, Estados Unidos.

O fórum é o espaço para que cientistas, engenheiros e tecnólogos, apresentem suas descobertas e compartilhem idéias na área de filmes finos. A Conferência atrai mais de 700 participantes, abrangendo 40 sessões técnicas orais e sessão de cartazes.

O docente apresentou oralmente o seu trabalho “A Combined Optical and Electronic Structure Analysis of ZnO:Al Films: Band gap Renormalization and the Burstein – Moss Effects”, pesquisa oriunda do doutoramento que realizou na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

De acordo com o professor, os filmes produzidos a partir de óxidos metálicos dopados apresentam uma excelente combinação de transparência óptica e condutividade elétrica, e têm atraído interesse científico e tecnológico devido ao seu potencial de aplicação nas áreas de dispositivos optoeletrônicos, painéis luminosos, células solares, janelas ópticas em ambientes residenciais, automóveis e sensores de gases. “Como um óxido transparente condutivo, o ZnO dopado com Al mostra-se uma promessa para aplicações como emissores na faixa UV/azul e fotodetectores, bem como eletrônicos transparentes, sensores químicos e varistores”, conta.

Neilo conta ainda que o objetivo principal foi analisar e comparar as propriedades ópticas de filmes transparentes e condutivos de ZnO e ZnO:Al, amparadas por análises estruturais e simulações computacionais. “Nesse trabalho também procurei identificar o efeito Burstein-Moss, presente numa classe de semicondutores dopados. A apresentação foi importante para tratar de colaborações internacionais, por exemplo, com pesquisadores da Alemanha e do México”, finaliza.

registrado em:
Fim do conteúdo da página