Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Destaques > Parceria IFSP-FabLab entrega móveis para escola na Zona Norte
Início do conteúdo da página

Parceria IFSP-FabLab entrega móveis para escola na Zona Norte

Publicado: Sexta, 23 de Novembro de 2018, 12h24 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

Mobiliário auxiliará atividades educacionais para os alunos portadores de deficiência

IMG 0563

Um conjunto de mobiliários foi entregue na sexta-feira (09/11) à Escola Municipal de Educação Bilíngue – EMEBS Professor Mário Pereira Bicudo. Os móveis foram fabricados por bolsistas de extensão do campus São Paulo em projeto de extensão da parceria entre o IFSP e o Fab Lab Livre SP.

A EMEBS Mário Bicudo atende 84 alunos do Ensino Fundamental, em 14 turmas entre o 1º ao 9º ano, portadores de deficiência auditiva parcial ou completa, com educação bilíngue em Português (escrita) e Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Segundo a diretora da escola, professora Luciana Lopes Bonato de Souza, as atividades escolares propõem uma integração dos alunos e respectivas famílias com a sociedade. Para ela, a Libras é importante no estreitamento dos laços com a família e a comunidade, é a fonte de comunicação da criança. “Todo o trabalho começa a aprendizagem da Libras, para que os professores possam acessar os conteúdos com uma linguística especializada e diferenciada, ao contrário da escola convencional onde há o intérprete, que apenas traduz o conteúdo”, afirmou a diretora.

O projeto de extensão “Marcenaria e fabricação digital aplicados a mobiliário infantil” é coordenado pelo professor Felipe Mujica, da área de Arquitetura da Diretoria de Construção Civil (DCC) do campus São Paulo. Após a bem-sucedida parceria no segundo semestre de 2017, em que foram confeccionados móveis para o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (leia mais aqui), o técnico do FabLab, Jesus Cavalcante de Assis Neto, indicou à equipe a escola para ser atendida pelo projeto.

P80511 164740 P 20180623 130626 aaa

Segundo Mujica, foram feitas reuniões para definir como o projeto poderia atender os alunos portadores de deficiência, de forma a otimizar o trabalho no ambiente escolar. “Juntamos os conhecimentos técnicos do FabLab com o meu de ergonomia e projeto centrado no usuário, de entender bem essas necessidades deles”. Das reuniões, acompanhou-se o cotidiano dos alunos, e identificou que o mobiliário de sala de aula estava suficiente, então foram produzidos móveis para o pátio da escola, para eventos e apresentações, como palco, tablados e bancos.

Segundo o diretor-geral do campus, professor Luis Cláudio de Matos Lima Júnior, a prática dos bolsistas do IFSP envolvidos no projeto aplicada às ações sociais é de grande importância para o ensino. “Conseguimos transferir aos nossos alunos, uma ideia do que é o trabalho social, o que representa a participação da escola na sociedade, o que temos de importante a oferecer para a sociedade”, disse Luis Cláudio.

IMG 0612

Com a entrega nos mobiliários, a escola promoveu uma apresentação teatral com os alunos, com anedotas e situações humorísticas, utilizando-se apenas dos gestuais típicos dos falantes da Libras, levando aos presentes a interpretar pelos gestos o que estava sendo representado.


 MG 0929

1º semestre 2018 - Móveis e artefatos para a EMEBS Mário Pereira Bicudo:

Equipe de Projeto e execução (Autores)

Erika Tempobono (IFSP)

Gabriel Leda (IFSP)

Gustavo Cintra (IFSP)

Jayne Vanielli Maria Silvestre (FAU-USP)

Luc Thomas Messias (FAU-USP)

Marcos Vinícius Rodrigues Gomes (IFSP)

Mariana Evelyn De Souza Inada (IFSP)

Murilo Caldas Rios (IFSP)

Nickolas Vinicius Floriano Ginu da Silva (IFSP)

Vanessa Acquaviva Carrano

Victor Morais da Silva (Arquitetura Mackenzie)

Felipe Mujica (IFSP)

Jesus Cavalcante de Assis Neto (FabLab Livre SP CCJ)

Cesar Garcia (FabLab Livre SP CCJ)

Equipe Orientadora:

Felipe Mujica, PhD - Arquiteto e Urbanista - Professor Substituto / IFSP

Jesus Cavalcante de Assis Neto - Arquiteto e Urbanista - FAB LAB LIVRE SP / ITS BRASIL

Cesar Garcia - Artista Plastico - FAB LAB LIVRE SP / ITS BRASIL

Comunicação Visual das Placas

Camila Lavieri Viana - Designer Industrial - FAB LAB LIVRE SP / ITS BRASIL

registrado em:
Fim do conteúdo da página