Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Destaques > Alunos da Física recebem premiação no VII Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga
Início do conteúdo da página

Alunos da Física recebem premiação no VII Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga

Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2019, 10h19 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

stephanie2

No último dia 15 de maio, ocorreu a premiação dos melhores trabalhos apresentados no VII Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga.

O projeto intitulado “Investigação da Termoluminescência de Alexandrita” foi contemplado com o título de “Melhor trabalho na área de Ciências Exatas e Saúde”, desenvolvido pela aluna da Licenciatura em Física Stephanie Lins Dardengo sob a orientação do professor doutor Neilo Marcos Trindade. O projeto também possui colaboração do licenciando em Física, Matheus Cavalcanti, e da professora doutora Elisabeth Mateus Yoshimura, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP), sendo apoiado pela agência Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O projeto busca compreender e caracterizar as propriedades termoluminescentes da alexandrita natural (BeAl2O4:Cr3+), sendo termoluminescencia uma técnica que possui relevância na área da dosimetria das radiações e proteção radiológica. Quando um material termoluminescente possui as características adequadas, é possível mensurar a partir da intensidade da luz emitida pelo material, qual foi a dose de radiação recebida por ele, sendo possível então sua utilização como material dosimétrico. Os resultados preliminares das características TL da alexandrita são promissores, demonstrando que ela possui de fato, potencial de aplicação na área, fazendo com que a pesquisa possua um bom fator de impacto.

Segundo Stephanie Dardengo "Considero a oportunidade de participar dessa pesquisa muito valiosa, já possuindo uma expectativa futura de atuação na área. Fico muitíssimo feliz com a premiação, pois temos a oportunidade de mostrar a importância do que é feito nas instituições públicas de ensino".

O Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga é uma iniciativa da Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de São Paulo – IFSP campus Itapetininga. É um evento científico e possui natureza multidisciplinar, visando integrar diversas áreas do conhecimento, dando enfoque nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Os trabalhos inscritos foram divididos nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, Ciências Exatas e da Saúde e na área de Engenharias, contando com 192 trabalhos aprovados para apresentação, sendo que 18 foram indicados à premiação.

O projeto da aluna estará disponível para consulta no Portal de Eventos do IFSP Itapetininga, nos Anais do evento, e pode ser acessado livremente.

registrado em:
Fim do conteúdo da página