Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Destaques > Professor da Biologia publica artigo em parceria com 70 autores.
Início do conteúdo da página

Professor da Biologia publica artigo em parceria com 70 autores.

Publicado: Quarta, 05 de Fevereiro de 2020, 20h34 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

Artigo foi publicado em uma das principais revistas internacionais da área

O Prof. Dr. Nelson Menolli Junior (Subárea de Biologia – SAB, Departamento de Ciências da Natureza a Matemática – DCM, Câmpus São Paulo), em parceria com 70 autores de 25 países, publicou, no último dia 27 de novembro de 2019, o artigo intitulado “Notes, outline and divergence times of Basidiomycota”. 

O artigo foi publicado na revista “Fungal Diversity”, uma das principais revistas internacionais de micologia que abrange diversidade, sistemática e filogenia molecular de fungos. Fungal Diversity é uma revista classificada como Qualis A1 pela Capes e com Fator de Impacto de 15.596.

O artigo publicado traz uma listagem atualizada de todos os gêneros de Basidiomycota, um dos principais filos do reino Fungi e que contém a maior parte dos grupos de fungos formadores de cogumelos. Os autores apresentam uma lista com 1.928 gêneros aceitos atualmente, com 1.263 sinônimos, distribuídos em 241 famílias, 68 ordens, 18 classes e quatro subfilos. Para cada gênero é fornecida uma nota incluindo informações sobre classificação, número de espécies aceitas, espécie-tipo, modo de vida, habitat, distribuição e informações de sequências moleculares, além de bibliografias recomendadas.

O estudo traz ainda análises filogenéticas com base em seis marcadores moleculares e 1.177 táxons de Basidiomycota. Estimativas de tempo de divergência são fornecidas para os níveis de família, ordem, classe e subfilo de Basidiomycota, com datações que revelam períodos das eras Mesozoica e Paleozoica. Os subfilos de Basidiomycota são datados de 406-430 milhões de anos (Devoniano-Siluriano), as classes de 211-383 milhões de anos (Triássico-Devoniano) e as ordens de 99-232 milhões de anos (Cretáceo-Triássico).

O estudo foi liderado por um grupo de pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências (Beijing, China) e dos Reais Jardins Botânicos de Kew (Kew, Londres, Inglaterra) e contou com a colaborações de outras oito instituições brasileiras, incluindo o IFSP, e pesquisadores de 25 países (Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia, Croácia, Estados Unidos, França, Hungria, Índia, Inglaterra, Irã, Itália, Japão, México, Nova Zelândia, República Checa, Rússia, Espanha, Suécia, Tailândia e Holanda)

O trabalho completo está disponível para download gratuito no site da revista: < https://link.springer.com/article/10.1007/s13225-019-00435-4>.

registrado em:
Fim do conteúdo da página