Professor da área de Biologia é capa de jornal com matéria sobre a pesquisa de cogumelos comestíveis silvestres
Projeto conta com a colaboração de pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais
O professor doutor Nelson Menolli Júnior (Subárea de Biologia – SAB do Departamento de Ciências da Natureza e Matemática – DCM do Câmpus São Paulo), foi capa do jornal O Estado de São Paulo, edição do dia 13 de março de 2020.
A matéria traz o relato de uma expedição ao Parque Estadual Ilha do Cardoso, no município de Cananéia-SP, realizada pela equipe de pesquisa coordenada pelo professor Menolli, que investiga os cogumelos comestíveis silvestres da Mata Atlântica. Na expedição, estiveram presentes, além do docente e da equipe do Jornal, as alunas Marina Pires e Tamile Rodrigues, ambas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e bolsistas (Fapesp e CNPq) de Iniciação Científica. Bolsistas de outras instituições e orientadas pelo professor também participaram da expedição, incluindo a doutoranda do Instituto de Botânica (IBt), Mariana de Paula Drewinski (bolsista Fapesp), e a aluna da Universidade Paulista (UNIP) Maria Fernanda Ortiz (bolsista CNPq).
Na ocasião, os pesquisadores coletaram mais de 60 cogumelos comestíveis silvestres, pertencentes a pelo menos 15 espécies científicas. Além das atividades de coleta e identificação dos cogumelos coletados, a colunista do Jornal O Estado de São Paulo e nutricionista Neide Rigo preparou pratos com os cogumelos coletados que puderam ser degustados por toda a equipe.
A expedição faz parte do projeto “Cogumelos da Mata Atlântica: diversidade e potencialidades de espécies comestíveis”, financiado pela Fapesp (Fundação de Ampara à Pesquisa no Estado de São Paulo) na modalidade Auxílio à Pesquisa – Jovens Pesquisadores (Processo 2018/15677-0). O projeto, coordenado pelo Prof. Menolli, tem o objetivo de investigar a diversidade e potencialidades de cogumelos silvestres comestíveis e conta com o aporte financeiro da Fapesp no valor de aproximadamente R$ 900 mil reais para o desenvolvimento da pesquisa até 2024. Além do IFSP, o projeto conta com a colaboração de pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais, incluindo o Instituto de Botânica (IBt, São Paulo - SP), a Universidade Estadual Paulista (Unesp, Dracena - SP), e a Clark University (Worcester, MA, EUA).
Confira matéria completa e fotos da expedição.
Redes Sociais