Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Destaques > Projeto da área de Biologia sobre cogumelos comestíveis é matéria da “Revista dos Vegetarianos”
Início do conteúdo da página

Projeto da área de Biologia sobre cogumelos comestíveis é matéria da “Revista dos Vegetarianos”

Publicado: Quinta, 18 de Junho de 2020, 16h23 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

O tema cogumelos comestíveis silvestres é matéria na edição 163 da “Revista dos Vegetarianos”.

vegetarianos

A matéria, escrita por Samira Menezes, da Editora Europa, traz uma visão positiva das pesquisas atuais sobre a diversidade e o uso dos cogumelos silvestres que ocorrem no Brasil como fonte de alimento.

Nessa temática, o projeto coordenado pelo Prof. Dr. Nelson Menolli Jr. (Subárea de Biologia – SAB, Departamento de Ciências da Natureza a Matemática – DCM, Câmpus São Paulo) foi destaque na matéria. O projeto “Cogumelos da Mata Atlântica: diversidade e potencialidades de espécies comestíveis”, financiado pela Fapesp (Fundação de Ampara à Pesquisa no Estado de São Paulo) na modalidade Auxílio à Pesquisa – Jovens Pesquisadores (Processo 2018/15677-0) tem o objetivo de investigar a diversidade e potencialidades de cogumelos silvestres comestíveis e conta com a participação de alunos bolsistas e voluntários do IFSP.

Atualmente, com uma equipe de 14 estudantes e a colaboração de pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais, incluindo o Instituto de Botânica (IBt, São Paulo, SP), a Universidade Estadual Paulista (Unesp, Dracena, SP), e a Clark University (Worcester, MA, EUA), as atividades coordenadas pelo Prof. Menolli envolvem a realização de expedições em parques estaduais do Estado de São Paulo à busca de cogumelos comestíveis silvestres. Até o momento, a equipe já identificou 30 espécies de cogumelos comestíveis que ocorrem nas áreas de Mata Atlântica foco do projeto. As próximas etapas do projeto visam a compreensão das condições ideais de desenvolvimento desses cogumelos e domesticação para futuras etapas de cultivo em condições controladas.

Para saber mais sobre este e outros projetos desenvolvidos pela equipe do Prof. Menolli, siga o @ifungilab e @cogumenolli.

A matéria completa está disponível no site da Editora Europa (https://www.europanet.com.br/site/index.php?cat_id=935) na forma digital ou para entrega na forma impressa e estará disponível nas bancas durante todo mês de julho.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página