Página inicial > Destaques > 1ª turma de Engenharia Elétrica do Campus São Paulo divulga trabalhados desenvolvidos

Publicado: Terça, 27 de Outubro de 2020, 18h49 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04
Estudantes desenvolveram os trabalhos remotamente e de maneira integrada com outras disciplinas do curso

A coordenação do curso de Engenharia Elétrica convida a comunidade a compartilhar de alguns dos trabalhos desenvolvidos já no primeiro semestre do curso, na disciplina de Introdução à Engenharia. O curso foi idealizado considerando as recentes recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais e as novas abordagens de ensino-aprendizagem que, mesmo no período de pandemia do COVID-19, apresentou excelentes resultados.

O professor Alberto Akio Shiga, coordenador do curso, comenta os resultados: “os projetos desenvolvidos no primeiro semestre do curso colocam os alunos em contato com o arcabouço necessário para a prática profissional. Do conceito ao projeto, da ideia à simulação computacional, da estrutura mecânica à geração de eletricidade, do plano de negócio ao produto, do mercado aos impactos ambientais, do fabricante ao consumidor final. Um grande desafio para um aluno recém-chegado ao IFSP”.

De acordo com o professor do curso Tarcísio Fernandes Leão, “os alunos foram incríveis. Tínhamos planejado fazer tudo em laboratório. Eles toparam o desafio de seguir com o projeto em ambiente simulado. Usaram vários simuladores. Aprenderam tudo de forma não presencial. Por fim, entregaram uma proposta completa de engenharia que olha para o produto, empresa e o meio ambiente”, conta. O professor Leão, que ministra a disciplina, ressalta ainda a qualidade das soluções e a execução do projeto considerando o pouco tempo de contato com a engenharia e as dificuldades impostas pela pandemia. Destaca ainda que isso só foi possível em função da integração desta disciplina com as outras do semestre, como por exemplo, Eletricidade, ministrada pelo professor Alexandre Ventieri, ambas alinhadas e idealizadas de forma integrada e finaliza: “um grande parabéns aos alunos”.

Confira as atividades dos estudantes no canal do YouTube

Para mais informações sobre o novo curso de Engenharia Elétrica ofertado pelo Câmpus São Paulo acesse aqui