Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Destaques > IFSP irá apoiar a criação de 10 Centros de Pesquisa e Inovação
Início do conteúdo da página

IFSP irá apoiar a criação de 10 Centros de Pesquisa e Inovação

Publicado: Quinta, 18 de Novembro de 2021, 11h49 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

Centro de Pesquisa do Câmpus São Paulo foi contemplado em primeiro lugar em edital.

O IFSP acaba de aprovar, por meio do Edital nº 329/2021 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRP), a criação de 10 Centros de Pesquisa e Inovação com investimento de R$ 500 mil. Esses espaços irão concentrar pesquisas do IFSP na área temática proposta, aumentando a visibilidade e potencializando as parcerias com instituições públicas e com os arranjos produtivos e sociais locais.

O Câmpus São Paulo foi contemplado com o projeto do Centro de Pesquisa e Inovação em Ciência e Tecnologia de Radiação Aplicada (Cepin), em associação com os campi Itapetininga e Hortolândia, além de colaborações externas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA).

O Centro de Pesquisa e Inovação em Ciência e Tecnologia de Radiação Aplicada pretende estudar materiais naturais, como minerais e fungos de origem nacional, que encontram aplicação em dosimetria retrospectiva de dose em casos de acidentes nucleares. Os materiais naturais supracitados, além de serem uma alternativa de menor custo comparado aos sintéticos, são recursos naturais abundantes no Brasil. Por outro lado, também pretende-se desenvolver materiais cerâmicos à base de óxidos, e compósitos de minerais e polímeros, por rotas mais simples e baratas do que os usados em dosímetros luminescentes comerciais, na sua maioria importados.

Segundo o professor Neilo Marcos Trindade, coordenador do centro, o objetivo do centro é investigar os efeitos da radiação ionizante e luz UV em diversos meios (naturais ou sintéticos) usando técnicas luminescentes bem estabelecidas comercialmente. Outro foco do centro é o desenvolvimento de detectores de radiação funcionais e de baixo custo. "A motivação principal é fomentar materiais e processos nacionais para detecção de radiação, assim como divulgar internacionalmente e prospectar parcerias empresariais e acadêmicas nesse ramo", disse Trindade.

A expectativa é de que os centros concentrem pesquisas do IFSP na área temática proposta, aumentando a visibilidade e potencializando as parcerias com instituições públicas e com os arranjos produtivos e sociais locais. Também é compromisso da equipe proponente o envio de proposta à chamada da FAPESP para criação de Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), ou outro equivalente.

A Equipe do CEPIN será composta: 

IFSP Câmpus São Paulo - Sede
Neilo Marcos Trindade
Luci Rocha Aveiro
Nelson Menolli Junior
Alexandre Brincalepe Campo
Eduardo Alves Costa
Carlos Antônio da Rocha
Eliana Maria Arico
Astrogildo de Carvalho Junqueira
Fernando Homem de Mello Medeiros
Paulo Sérgio de Gouveia
Ricardo Pires
Alexandre Simião Caporali
Mônica Huguenin de Araujo Faria.
 
IFSP Câmpus Itapetininga
Emanuel Benedito Melo
 
IFSP Câmpus Hortolândia
Huyrá Estevão de Araújo
Com informações da Comunicação-Reitoria
registrado em:
Fim do conteúdo da página