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Programas de mestrado registram avanço na avaliação da Capes

Publicado: Segunda, 27 de Fevereiro de 2023, 10h16 | Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2023, 16h23

Na última avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os programas ofertados pelo Câmpus São Paulo apresentaram resultados positivos, com destaque para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) que teve sua nota mantida em 5.

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Encima) contemplou um avanço na nota, de 3 para 4, enquanto o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) manteve a nota 3. As notas variam de 1 a 5.

A avaliação tem o propósito de averiguar a qualidade dos programas acadêmicos e profissionais ofertados no Brasil. O trabalho analisou a infraestrutura dos cursos de pós-graduação, o corpo docente, a produção acadêmica e o impacto gerado à sociedade, considerando os aspectos quantitativos e qualitativos.

O IFSP foi muito bem avaliado nos critérios ligados à organização do curso, ao perfil dos professores e professoras e ao impacto que o mestrado produz na sociedade.

Criado em 2011, o PROFMAT, pioneiro nos moldes estruturados em rede, na qualificação profissional de professores da Educação Básica, é coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). No quadriênio em avaliação, 2017/2020, 81 Instituições de Ensino Superior (IES) integravam a rede, totalizando 99 associadas nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Na análise da Comissão de Avaliação da Capes, a Comissão Acadêmica Nacional do PROFMAT (CAN-PROFMAT), instância máxima de coordenação e organização de todas as ações e atividades do Programa, exerceu seu papel, promovendo articulação apropriada entre as IES associadas.

De acordo com Amauri Goulart, coordenador do PROFMAT, “durante o tempo de existência do programa foram registrados prêmios regionais e nacionais, aprovação em concursos públicos para professores de redes públicas da Educação Básica, apresentação de trabalho em eventos acadêmicos regionais e nacionais, publicação de artigos em revistas da área, envolvimento direto e exitoso em projetos de educação e atuação efetiva de coordenação e liderança em instâncias de representação e de fomento”, informa.

O professor José Otavio Baldinato, que atuou como coordenador do Encima acredita que o êxito do mestrado se deu pela a organização do curso e a equipe técnica, “o corpo docente do mestrado conta com 100% de doutores. Todos licenciados e advindos de áreas que incluem Química, Física, Matemática, Pedagogia, Ciências Biológicas e Filosofia. São 22 profissionais que orientam pesquisas nas linhas de “Epistemologia, Didática e Currículo”, “Tecnologias no Ensino” e "Formação de Professores”, explica.
Nos programas oferecidos pelo IFSP, os profissionais da educação encontram orientação e também têm a oportunidade de refletir, durante as aulas, sobre a ação docente, discutir referenciais teóricos, bem como produzir conhecimento a partir da pesquisa sobre a prática.

Fonte: com informações de IFSP. 

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