Estudantes da Licenciatura em Química conduzem oficina sobre Mineralogia em cursinho popular de Caieiras
Na manhã de sábado, 09 de novembro, um grupo de estudantes e professores da Licenciatura em Química do Campus São Paulo visitou a Escola Estadual Otto Weisflog, no município de Caieiras, para desenvolver uma ação de extensão.
Os alunos conduziram oficinas junto a alunos do 9º ano do ensino fundamental, que frequentam o cursinho popular Raízes, para se prepararem para os exames de ingresso de Escolas Técnicas (ETEC) e do IFSP.
Três turmas participaram da oficina, analisando a estrutura de minerais, medindo densidades e resolvendo exercícios com auxílio dos licenciandos do IFSP.
Trata-se de uma ação ligada ao Projeto de Extensão “Raízes: Intervenções, análise e reforma de currículo de cursinho popular para instituições de ensino de nível médio”, que formaliza a parceria entre o Campus São Paulo e o cursinho Raízes, sediado na Escola Estadual Otto Weiszflog, no município de Caieiras, vizinho à capital. O Raízes é coordenado por ex-alunos de ETECs e do próprio IFSP, e promove ações educativas e culturais gratuitas para crianças e adolescentes da região.
Na parceria firmada por meio da extensão, pretende-se envolver estudantes de licenciatura e do mestrado em ensino de ciências e matemática do IFSP nas ações de atualização do currículo do cursinho que o Raízes oferece a jovens que se preparam para exames de ingresso nas Escolas Técnicas Estaduais e no IFSP, além do planejamento e condução de aulas e atividades culturais dirigidas às crianças e adolescentes atendidos pelo Raízes.
O projeto parte de demanda recebida dos coordenadores do Raízes, que têm observado defasagem entre o currículo do cursinho que oferecem e os programas atuais das provas aplicadas por escolas técnicas de São Paulo. A proposta central seria analisar coletivamente esses programas, repensando as ações do Raízes de um modo que possa contribuir para a formação inicial e continuada dos alunos do IFSP e também para a melhoria do atendimento prestado à comunidade local que frequenta o projeto. O projeto foi escrito por docentes de química do IFSP e coordenadores do projeto Raízes, e prevê o envolvimento de mestrandos e discentes dos vários cursos de licenciatura como extensionistas.
Participaram da oficina os extensionistas Ana Clara Pereira, Gabriela Rodrigues, Guilherme da Silva, Lucas Martins, Maria Eduarda Lambel, Vinícius Távora e Willian dos Santos, todos da Licenciatura em Química do campus São Paulo. Também estiveram presentes os Professores Osmar Antunes, Eliana Aricó e José Baldinato, além do coordenador do cursinho Raízes, Higor Garcia, que é egresso da Licenciatura em Química do IFSP.
Redes Sociais