Página inicial > Destaques > Universidades japonesas oferecem bolsas de estudo para alunos do IFSP

Universidades japonesas oferecem bolsas de estudo para alunos do IFSP

Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2016, 11h05 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

No dia 22 de novembro, o Câmpus São Paulo recebe representantes de seis universidades japonesas durante a “Feira 2016: Estude no Japão”. Alunos de cursos técnicos do IFSP serão contemplados com bolsas de estudo no Japão.

A abertura do evento se dará às 11h com a presença do cônsul japonês em São Paulo, Takuo Sato, e do professor Osama Oneda, representante da Universidade de Tsukuba.

Para saber mais sobre como funcionam as bolsas e o sistema de ensino japonês, os alunos terão a oportunidade de assistir à apresentação das seis universidades japonesas participantes da parceria com o IFSP e também do ministério de educação do Japão. Um estudante contará sobre sua experiência de estudo no país.

No período da tarde, das 12h20 às 16h, os alunos do IFSP interessados nas bolsas de estudo poderão tirar dúvidas individualmente com representantes de cada instituição de ensino japonesa, os quais ficarão à disposição dos estudantes no saguão do Câmpus São Paulo.

Os alunos de todos os cursos técnicos (integrados, concomitantes ou subsequentes) do IFSP podem se candidatar às bolsas de estudo. Inicialmente, os cursos no Japão terão duração de até um ano e serão ministrados em língua inglesa. Os primeiros alunos contemplados devem viajar no segundo semestre de 2017. Dessa forma, os interessados precisam dominar o idioma inglês e ter disponibilidade para a viagem. Posteriormente, as disciplinas cursadas no Japão serão reaproveitadas no IFSP.

Os estudantes interessados serão pré-selecionados no dia 22 pelas universidades japoneses e posteriormente serão classificados pelo IFSP de acordo com critérios a serem estipulados pelas instituições de ensino.

Participam dessa parceria as seguintes instituições: Universidade de Osaka, Universidade Keio, Universidade Toyo, Universidade de Tsukuba, Organização de Serviços parar Estudantes do Japão (JASSO), Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia (MEXT), Consulado Geral do Japão em São Paulo.

A feira é gratuita e aberta ao público em geral. Não é necessário se inscrever previamente.

Feira

A “Feira 2016: Estudo no Japão” será realizada também no dia 23 de novembro na Unicamp, das 11h às 16h. A programação será concentrada no Auditório DGA, na Praça das Bandeiras, 45, em Campinas.

japao