Página inicial > Destaques > Alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas realizam curso sobre Ecologia Cívica

Publicado: Quinta, 08 de Dezembro de 2016, 08h17 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

Os alunos da disciplina “Introdução à Gestão e Educação Ambiental” do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do câmpus concluíram um curso sobre Ecologia Cívica ofertado pela Cornell University pelo eDX.

De acordo com a professora Martha Godinho, responsável pela disciplina e quem propôs a realização da atividade, a ideia era criar um espaço de ensino híbrido que pudesse enriquecer a formação dos alunos. Nas aulas presenciais foram discutidos e aprofundados os conceitos contextualizando-os à realidade local. Além disso, parte das atividades do curso envolvia a elaboração de um material de divulgação de alguma prática de ecologia cívica local. A demanda aproximou os alunos do câmpus ao “Projeto do Estradão” que trabalha na implantação de uma horta comunitária no entorno da Escola Professora Eunice Terezinha de Oliveira Fragoas, no Jardim das Rosas, zona norte da cidade de São Paulo, e que conta com a participação de um ex-aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do câmpus, Lincohn Zapellini.

“Visitamos o local, coletamos informações, registramos tudo fotograficamente e elaboramos colaborativamente o material de divulgação do Projeto do Estradão incluindo os conceitos aprendidos no curso sobre Ecologia Cívica. Essa foi uma experiência muito interessante pois integramos o ensino formal e presencial (aulas no IFSP), o ensino à distância (eDX) e o ensino em ambientes não-formais (visita à comunidade) e isso garantiu a contextualização do ensino”, conclui.

Participaram da atividade os alunos Ana Carolina da Silva Santos, Danilo Machado do Nascimento, Isabele Marques Santos, Jessica dos Santos Degaspare, Juliana Delmiro Galdino Soares, Monique Albuquerque Ferreira, Nathalia Paris, Scarlet Ferreira de Souza, Shaila Regina Herculano Almeida, Solange Mara Carvalho Peixoto e Talitha Tiyomi Lima.

Para conferir o trabalho realizado, clique aqui.