Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Destaques > Professores do câmpus publicam artigo em revista internacional
Início do conteúdo da página

Professores do câmpus publicam artigo em revista internacional

Publicado: Segunda, 17 de Abril de 2017, 13h34 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

Os professores do Departamento de Elétrica do Campus São Paulo, Miguel Angelo de Abreu de Sousa e Ricardo Pires, juntamente com professor da POLI-USP, Emilio Del Moral Hernandez publicaram recentemente um artigo na revisa científica Neural Computing and Applications da Editora Springer.

O artigo é intitulado “OFDM symbol identification by an unsupervised learning system under dynamically changing channel effects” e reúne três diferentes áreas do conhecimento: Eletrônica, Telecomunicações e Inteligência Artificial.

De acordo com o professor Angelo, a Eletrônica está presente pois o artigo propõe a configuração de um sistema em um tipo de chip programável, chamado FPGA.

A proposta do chip, neste trabalho, é permitir a identificação de sinais de telecomunicações mesmo sob condições de ruído e rápido deslocamento do transmissor e receptor.

Para esta tarefa, o chip foi programado com uma técnica de Inteligência Artificial chamada de Redes Neurais Artificiais. Inspirada no funcionamento do córtex cerebral, a técnica permite que o sistema aprenda autonomamente, conforme recebe as informações do problema em que está aplicado.

O tipo de rede neural usada nesse trabalho é chamado de Mapa Auto-Organizável (em inglês, Self-Organizing Map). O artigo está disponível para livre acesso por tempo limitado no link http://rdcu.be/qy8b

 Os professores Miguel Angelo de Abreu de Sousa e Ricardo Pires fazem parte do Laboratório de Controle Aplicado (LCA) do Campus São Paulo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página