Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Menu ensino > Menu Ensino - Secretarias > Secretaria técnicos - Trancamento de matrícula
Início do conteúdo da página

Secretaria técnicos - Trancamento de matrícula

Publicado: Segunda, 20 de Setembro de 2021, 13h51 | Última atualização em Segunda, 20 de Setembro de 2021, 13h51

O trancamento de matrícula poderá ocorrer de forma compulsória ou voluntária. Não é possível realizar trancamento no primeiro período letivo do curso. 


Trancamento de matrícula compulsório 

O trancamento de matrícula compulsório pode ser requerido em qualquer época do período letivo e não será computado para efeito de contagem de tempo máximo para integralização curricular. 

Ele pode ser requerido nos seguintes casos: convocação para o serviço militar; incapacidade devido a problemas de saúde, mediante atestado médico; acompanhamento de cônjuge, ascendente ou descendente em segundo grau de parentesco, para tratamento de saúde, mediante atestado médico; não oferecimento do período letivo correspondente, quando o estudante ficar retido, necessário para a integralização do curso pelo estudante; quando ocorrer mudanças na relação de trabalho que impeça a continuidade dos estudos; outros casos previstos em lei.

Durante o período de excepcionalidade, para os ingressantes até final de 2020, o trancamento pode ser requerido sem a necessidade de comprovação para os casos citados acima.


Trancamento de matrícula voluntário

O trancamento de matrícula voluntário é aquele em que o estudante faz a opção pela interrupção dos estudos, sem perda do vínculo com o IFSP, com duração máxima de: 1 (um) período letivo, para os cursos anuais, e 2 (dois) períodos letivos, para os cursos semestrais. O período de trancamento voluntário será contabilizado para atingir o prazo máximo para integralização. 

O trancamento voluntário deve ser realizado dentro do prazo estipulado no calendário acadêmico Para solicitar trancamento, é necessário abrir um requerimento on-line via Suap. Se o aluno for menor de idade, é preciso anexar, além dos documentos exigidos, a autorização do responsável e o documento de identificação do mesmo. 

Os arquivos destes documentos constam no próprio requerimento. 

Para conferir o tutorial de como fazer um requerimento on-line no Suap, clique aqui.  

Para conferir o que a Organização Didática diz sobre trancamento de matrícula, clique aqui.  

 

Fim do conteúdo da página