Secretaria técnicos - Trancamento de matrícula
O trancamento de matrícula poderá ocorrer de forma compulsória ou voluntária. Não é possível realizar trancamento no primeiro período letivo do curso.
Trancamento de matrícula compulsório
O trancamento de matrícula compulsório pode ser requerido em qualquer época do período letivo e não será computado para efeito de contagem de tempo máximo para integralização curricular.
Ele pode ser requerido nos seguintes casos: convocação para o serviço militar; incapacidade devido a problemas de saúde, mediante atestado médico; acompanhamento de cônjuge, ascendente ou descendente em segundo grau de parentesco, para tratamento de saúde, mediante atestado médico; não oferecimento do período letivo correspondente, quando o estudante ficar retido, necessário para a integralização do curso pelo estudante; quando ocorrer mudanças na relação de trabalho que impeça a continuidade dos estudos; outros casos previstos em lei.
Durante o período de excepcionalidade, para os ingressantes até final de 2020, o trancamento pode ser requerido sem a necessidade de comprovação para os casos citados acima.
Trancamento de matrícula voluntário
O trancamento de matrícula voluntário é aquele em que o estudante faz a opção pela interrupção dos estudos, sem perda do vínculo com o IFSP, com duração máxima de: 1 (um) período letivo, para os cursos anuais, e 2 (dois) períodos letivos, para os cursos semestrais. O período de trancamento voluntário será contabilizado para atingir o prazo máximo para integralização.
O trancamento voluntário deve ser realizado dentro do prazo estipulado no calendário acadêmico Para solicitar trancamento, é necessário abrir um requerimento on-line via Suap. Se o aluno for menor de idade, é preciso anexar, além dos documentos exigidos, a autorização do responsável e o documento de identificação do mesmo.
Os arquivos destes documentos constam no próprio requerimento.
Para conferir o tutorial de como fazer um requerimento on-line no Suap, clique aqui.
Para conferir o que a Organização Didática diz sobre trancamento de matrícula, clique aqui.
Redes Sociais