Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Menu pesquisa > Menu Pesquisa - Ações de pesquisa > Prof. Dr. William Portilho de Paiva > Laboratório de Pesquisa “Prof. Dr. William Portilho de Paiva” - Atividades de pesquisa
Início do conteúdo da página

Laboratório de Pesquisa “Prof. Dr. William Portilho de Paiva” - Atividades de pesquisa

Publicado: Sexta, 13 de Agosto de 2021, 07h32 | Última atualização em Quinta, 16 de Setembro de 2021, 08h41

Apresentação  Atividades de pesquisa  Agendamento  Galeria  Normas do laboratório RTI


Atividades de pesquisa do Prof. Dr. Neilo M. Trindade (Processo 19/05915-3)

Os materiais dosimétricos, naturais e sintéticos, são utilizados para a determinação da dose de irradiação recebida no ambiente, bem como em atividades médicas e tecnológicas. Dosímetros sintéticos têm a vantagem da síntese controlada e dos altos níveis de reprodutibilidade. No entanto, dosímetros naturais encontram aplicação, por exemplo, em dosimetria retrospectiva e podem ser uma alternativa de menor custo aos sintéticos. Dentro desse contexto, o objetivo da pesquisa é investigar os efeitos da radiação ionizante e da luz UV em materiais naturais e sintéticos usando técnicas de luminescência, em especial Termoluminescência (TL) e Luminescência Opticamente Estimulada (OSL). O projeto prevê o estudo de minerais brasileiros e a síntese de detectores cerâmicos para aplicação em dosimetria das radiações. Além disso, neste trabalho, propõe-se o desenvolvimento e caracterização de pastilhas do mineral misturado com polímero fluorado como uma proposta para detectores de radiação finos, flexíveis e resistentes. Além das caracterizações de TL e OSL, é proposta outras caracterizações como Radioluminescência (RL), Catodoluminescência (CL) e Fluorescência de Raios-X (FRX), assim como ensaios mecânicos nas pastilhas (polímeros e cerâmicas). Espera-se identificar os defeitos e investigar aplicabilidade dos materiais estudados em dosimetria e obter futuras patentes. Dentro desse contexto, no laboratório de pesquisa multiusuário será realizado a preparação das amostras naturais para as caracterizações que serão realizadas na USP, como limpeza, corte, moagem e tratamento térmico; síntese de detectores cerâmicos; e produção das pastilhas do mineral com aglutinante para fins de aplicação como detectores de radiação. 


Atividades de Pesquisa do Prof. Dr. Nelson Menolli Jr. (Processo: 18/15677-0)

Popularmente conhecidos como cogumelos, os fungos macroscópicos representam cerca de 22 mil espécies de importância ecológica, econômica e medicinal, incluindo várias espécies comestíveis e também consideradas como alimentos funcionais devido ao seu valor nutricional e pelos benefícios que proporcionam à saúde humana. Apesar da grande diversidade de macrofungos, o cultivo e a comercialização de cogumelos comestíveis no Brasil, embora crescente na última década, chegando a 1.062 toneladas de cogumelos por mês, ainda está restrito à utilização de isolados provenientes de países de clima temperado e limitado a poucas espécies. O uso de isolados não adaptados às nossas condições climáticas resulta em um alto custo na produção para a manutenção de temperaturas baixas durante o cultivo. Além dos registros históricos do uso de cogumelos como alimento por populações indígenas da Amazônia, pouco se sabe sobre a ocorrência de cogumelos comestíveis em áreas de Mata Atlântica. O conhecimento de espécies de cogumelos silvestres podem apresentar-se bastante promissor para estudos de diversidade e cultivo, visando uma futura inserção no mercado nacional de cogumelos comestíveis. Nesse sentido, as atividades atualmente realizadas e vinculadas a esse projeto visam conhecer os cogumelos comestíveis e espécies relacionadas de ocorrência em áreas de Mata Atlântica e estudar suas potencialidades de cultivo. A pesquisa sobre o potencial de cultivo de cogumelos silvestres pode contribuir para o conhecimento da diversidade de macrofungos no país e levar à descoberta de isolados com maior produtividade e mais adaptados às condições locais. Dentro desse contexto, no laboratório de pesquisa multiusuário será instalada a estrutura necessária relativa às atividades de taxonomia morfológica para identificação dos cogumelos comestíveis silvestres amostrados, incluindo a alocação de microscópios e estereomicroscópios, bem como desidratadoras e equipamentos para manutenção dos cogumelos desidratados e fragmentos liofilizados.

Fim do conteúdo da página