Página inicial > Menu pesquisa > Laboratório de ensino e reflexão (LER) - Reflexões

Laboratório de ensino e reflexão (LER) - Reflexões

Publicado: Segunda, 23 de Agosto de 2021, 11h22 | Última atualização em Segunda, 27 de Setembro de 2021, 12h54

Apresentação  Equipe  Conexões IF  Notícias  Produções - alunos  Reflexões  Contato

Aqui você encontra...

Links para artigo de cada grupo, que podem ser usadas para incrementar o trabalho em sala de aula ou serem em diferentes ações educativas relacionadas a práticas de leitura e escrita. De forma análoga, tem por objetivo apresentar produtos culturais que venham interessar e ampliar o repertório de educadores.

GELEIA Grupo de Estudos de Literatura e Estética para uma Interpretação Axiológica

Resumo: Este grupo visa estudar as obras do Círculo de Bakhtin, para refletir sobre a teoria dialógica do discurso e sua produtividade na análise de obras artísticas contemporâneas. A finalidade do grupo é contribuir para complementar o conhecimento das teorias da linguagem no Curso de Licenciatura em Letras/IFSP.

GELIFSP Grupo de Estudos da Linguagem do Instituto Federal de São Paulo

Resumo: Grupo criado em 2016, sob a coordenação da professora doutora Mayra Pinto, é dedicado às pesquisas em diferentes linhas como Estudos culturais, Análise do discurso, Estudos sobre os Gêneros do Discurso e ensino e Teoria Bakhtiniana. Desde 2017, realiza um evento anual no câmpus São Paulo, Discurso: Cultura e Literatura, com a participação de professores convidados de outras instituições - PUC, USP e UNIFESP. Em 2020, o grupo participou da organização do I SINTEL Simpósio de estudos interdisciplinares da linguagem, juntamente com a UFRPE.

PIBID Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Resumo
: O PIBID (Programa institucional de bolsa de iniciação à docência) é um projeto fomentado pela CAPES e que envolve IES (com seleção de licenciandos e professores coordenadores dos projetos) e redes públicas de educação básica (com seleção de escolas parceiras e de professores supervisores dos projetos). No IFSP, campus São Paulo, o PIBID Letras teve início em 2014, sob coordenação da professora doutora Cristina Lopomo Defendi, com o objetivo de proporcionar ao pibidiano (aluno-bolsista ou aluno-voluntário) a experiência da docência durante a sua formação acadêmica, aliando teoria e prática na realidade de sala de aula. Durante esses anos, foram desenvolvidos projetos, normalmente com duração de um semestre, junto a escolas estaduais parceiras.