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Disciplinas - Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Publicado: Terça, 05 de Julho de 2016, 08h57 | Última atualização em Segunda, 11 de Fevereiro de 2019, 11h44

2019

Grade curricular (vigência a partir de 2019)


Disciplinas obrigatórias

Metodologia da Pesquisa
Ementa
Esta disciplina possibilitará reflexões sobre processos e produtos de pesquisas em educação e ciências, relacionando o contexto imediato da docência, a prática educativa e a pesquisa em ensino de ciências naturais e de matemática, por meio da relação teoria-prática. Considerando a característica do Programa, a ênfase visará à formação do professor-pesquisador, discutindo a natureza de seu objeto de investigação e as possíveis metodologias de análise na perspectiva de contribuir com a elaboração e desenvolvimento do projeto de pesquisa do mestrando. Para tanto, discutem-se alguns referenciais, a saber: 1. o modo de produção do conhecimento científico; 2. o significado da pesquisa científica, seus objetivos e finalidades; 3. as especificidades da pesquisa em educação e ensino, considerando as características de seu objeto; 4. as abordagens metodológicas e os diferentes métodos e instrumentos empregados na pesquisa em ensino.

Teorias de ensino e aprendizagem
Ementa
Esta disciplina propõe um estudo de concepções e teorias sobre os processos de ensino e de aprendizagem, com particular interesse sobre as áreas de ciências e matemática. Serão debatidas perspectivas como a cognitivo-comportamental, a construtivista e a histórico-cultural, de modo a explorar as relações entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano. Será dada ênfase à reflexão teórica sobre os fundamentos epistemológicos e gnosiológicos vinculados a tais teorias, considerando também sua influência sobre o histórico das pesquisas em ensino de ciências e matemática, do estudo das concepções alternativas às teorias de mudança e evolução conceitual.

Seminários de Pesquisa I
Ementa
A disciplina Seminários de Pesquisa I visa a apresentar aos alunos de Pós-Graduação, possibilitando amplas discussões, as pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática que vêm sendo propostas nacional e internacionalmente. Nesse sentido, busca-se o aprofundamento de conhecimentos específicos e das linhas de pesquisa estabelecidas nas respectivas áreas, a saber, Biologia, Física, Química e Matemática. Para tanto, propõe-se dois momentos de ação: o primeiro volta-se às discussões sobre as características dos trabalhos enviados para revistas, congressos, simpósios etc., assim como as das teses, dissertações, artigos da área; no segundo momento, de natureza reflexiva e dialógica, trata-se de promover seminários e discussões ministradas por especialistas convidados.

Seminários de Pesquisa II
Ementa
A disciplina Seminários de Pesquisa II visa a dar continuidade ao trabalho iniciado na disciplina de Seminários I, portanto, ainda tem a intenção de apresentar aos alunos de Pós-Graduação as pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática que vêm sendo propostas nacional e internacionalmente. Nesse sentido, busca-se o aprofundamento de conhecimentos específicos e das linhas de pesquisa estabelecidas nas respectivas áreas, a saber, Biologia, Física, Química e Matemática. Para tanto, propõe-se dois momentos de ação: o primeiro, agora de natureza mais produtiva, volta-se ao acompanhamento da produção dos trabalhos propostos pelos alunos, com apoio dos orientadores do programa, considerando as características da área de pesquisa e as linhas em ensino de Ciências e Matemática; no segundo momento, ainda de natureza reflexiva e dialógica, trata-se de continuar promovendo seminários e discussões ministradas por especialistas convidados.

 

Disciplinas eletivas

Tecnologias no Ensino de Ciências e Matemática
Ementa
Analisar semelhanças e diferenças entre a cultura escolar e a cultura digital. Diferenciar cursos presenciais, semi presenciais e virtuais. Identificar as diferenças entre ambientes presenciais e virtuais de aprendizagem. Legislação em EAD: o que é possível realizar. Apresentar diferentes plataformas de EAD e AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem). Ferramentas de EAD. Metodologias de trabalho em EAD. Definição de expectativas de aprendizagem e planejamento de atividades em AVA. Implementação dos planos e análise de resultados. Avaliação em cursos de EAD.

Epistemologia e Didática das Ciências e da Matemática
Ementa
Esta disciplina se propõe a analisar os pressupostos epistemológicos que fundamentaram as ciências empíricas, formais e humanas nos diferentes períodos da construção do conhecimento, assim como discutir os procedimentos metodológicos de construção do conhecimento científico. Sob o foco da didática, se propõe também a estabelecer relações entre concepções de ciência e o fazer educativo, discutindo particularmente as possibilidades de configuração de situações de ensino de ciências e matemática, considerando as múltiplas variáveis que compõem a relação professor-aluno-conhecimento.

Formação de Professores: tendências e perspectivas
Ementa
O curso visa a introduzir os principais conceitos relacionados à formação de professores no contexto contemporâneo, possibilitando ao aluno analisar criticamente as propostas de formação com as quais se depara em seu exercício profissional. Analisaremos os conceitos de professor reflexivo, professor-pesquisador, escola reflexiva, formação contínua, desenvolvimentos profissional e organizacional, saberes da docência, entre outros.

 

Disciplinas optativas

MODALIDADE FÍSICA

Epistemologia do conhecimento e perspectivas de uma reelaboração crítica da prática profissional do professor de Física
Ementa
Na perspectiva de se compreender o conhecimento como instrumento de ação no mundo e a transposição didática, esta disciplina pretende discutir a construção da ciência física e a articulação entre conhecimento científico e escolar, seu ensino e a aprendizagem significativa. Para tanto, buscar-se-á discutir situações em que o discurso não se efetivar em ação; a articulação reflexão-ação-reflexão – a práxis, e os saberes da prática profissional docente. A autonomia e a identidade docentes, deverão ser debatidas na perspectiva do especialista técnico, do profissional reflexivo, ou ainda do intelectual crítico, e na integração entre a escola reflexiva e a docência enquanto prática social.

Complexidade e Meio Ambiente
Ementa
A disciplina visa a desenvolver instrumental físico para a análise e discussão dos problemas dinâmicos e complexos, tal como os de natureza socioambiental. Nesse sentido, busca-se analisar elementos que possam contribuir para uma reflexão sobre o tema pelo viés da Física, privilegiando uma formação na perspectiva socioambiental crítica, complexa e reflexiva. A justificativa dessa abordagem e a relevância do tema refletem a importância que a questão vem ganhando no mundo contemporâneo, tornando-se imprescindível desenvolver abordagens adequadas para o seu tratamento. Tais abordagens, cabe ressaltar, envolvem a (1) dimensão educacional: pressupostos da educação ambiental crítica, pensamento complexo e reflexividade; (2) dimensão do ensino: abordagem temática e complexificação do conhecimento; e (3) dimensão epistemológica.

Oficinas e Projetos Complementares de Física
Ementa
As oficinas e projetos complementares de Física visam a subsidiar os projetos de investigação deste Programa, articulando conhecimento específico de física e seu ensino. Devem discutir:
i. conteúdos específicos da Física como, por exemplo, as oficinas de mecânica, eletromagnetismo, física quântica e física nuclear;
ii. diferentes estratégias de ensino, como a utilização de recursos audiovisuais, laboratório de baixo custo e TICs;
iii. possibilidades de interdisciplinaridade por meio da aproximação com outras áreas de conhecimento, contemplando, por exemplo, Física e Arte e Física, História e Cultura;
As oficinas e projetos complementares de Física podem ser oferecidas aos alunos do curso em geral, mas especialmente os de Física, sendo que a oferta fica sujeita à disponibilidade docente e à reivindicação dos alunos.

Objetos de aprendizagem
Ementa
Identificar e definir objetos de aprendizagem (O. A.). Objetos de aprendizagem reais e virtuais. O. A. reais em aulas presenciais e virtuais. O. A. disponíveis na Internet e sua utilização. Applets, simuladores e outras possibilidades em O. A. Planejamento, encomenda e produção de O. A. Sequencias didádicas com o uso de O.A. Linguagens de programação e produção de O.A. Metodologias de trabalho com O. A. A utilização de O. A. em aulas presenciais e em AVA. Avaliação de O.A. Direito autoral e O.A.

Análise de Discurso e o Ensino de Ciências
Ementa
O curso pretende discutir as principais contribuições da Análise de Discurso para as pesquisas em Ensino de Ciências, explicitando o fato de que a interpretação está presente em toda e qualquer manifestação da linguagem (incluindo as Ciências e seu ensino). De forma mais específica, analisaremos o modo como o compromisso com diferentes posições do sujeito, com diferentes formações discursivas, com distintos recortes de memória e com distintas relações da linguagem com sua exterioridade modificam a materialidade do texto e corresponde a diferentes gestos de interpretação e algumas conseqüências para as pesquisas em Ensino de Ciências. Destacaremos a inevitabilidade da presença da ideologia nos processos de produção de sentido enquanto o homem se relaciona com mundo.

MODALIDADE BIOLOGIA

Tópicos atuais em Biologia
Ementa
A disciplina está fundamentada na necessidade de atualizar e aprofundar os temas transversais que envolvam biologia e outras áreas tecno-científicas, como: engenharia de materiais, energias alternativas, biorremediação, biopolímeros, biotecnologia, agronegócios, biofármacos, indústria de alimentos dentre outras. Os temas serão escolhidos com base nos artigos e notas publicados nos jornais e revistas de divulgação científica nacionais da atualidade para posterior estudo aprofundado das bases científicas, conceituais e metodológicas existentes nos artigos científicos originais.

Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino de Biologia
Ementa
Esta disciplina está fundamentada na necessidade de estabelecer uma práxis reflexiva, por parte dos docentes da educação básica, sobre o emprego de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de biologia como estratégia de aproximação dos alunos do “saber e fazer científico” para o desenvolvimento integrado de competências específicas (domínios do conhecimento substantivo e processual, do raciocínio e da comunicação) e de competências gerais ( relacionadas com a solução de problemas, tomada de decisões, aprender a aprender, pesquisa e utilização da informação, autonomia, reflexão e criatividade). A disciplina abordará ainda os diferentes aspectos técnico-pedagógicos inerentes à metodologia de aprendizagem baseada em problemas e projetos, atividades experimentais investigativas, uso de mapas conceituais e a incorporação das tecnologias da informação e comunicação. A disciplina será desenvolvida de forma a permitir que o docente-aluno vivencie as metodologias ativas de aprendizagem de forma à estabelecer referencial próprio sobre as potencialidades e dificuldades do emprego das mesmas na sua prática profissional.

MODALIDADE QUÍMICA

Tópicos de História da Química
Ementa
Nesta disciplina se discute que toda história é escrita com um propósito, e que este pode variar mediante contextos, épocas e influências sociais, além dos interesses e inclinações próprias de cada historiador. Essas várias maneiras possíveis de se abordar a história da ciência resultam no que chamamos de padrões historiográficos, que devem ser estudados e reconhecidos por professores em prol de um bom uso da história da ciência em suas aulas. Considerando o compromisso do professor de trabalhar aspectos sociais da ciência, com os avanços, erros e conflitos característicos da sua construção, apresentam-se estudos de caso e questionam-se as vantagens e riscos trazidos pelo uso da história da ciência no ensino, com particular atenção sobre as fragilidades do conteúdo histórico presente nos livros didáticos.

Questionando conceitos básicos da química
Ementa
A reflexão sobre a complexidade dos conceitos científicos deve ser prática constante na atividade docente. Esta disciplina prevê uma releitura crítica de tópicos fundamentais da química, como transformações da matéria, equilíbrio, cinética química e radioatividade, buscando evidenciar as relações entre os planos macroscópico, submicroscópico e representacional do pensamento químico. Como exercício constante, serão propostas atividades de elaboração e resolução de exercícios e problemas, questionando definições fechadas em prol de uma leitura relacional dos conceitos de trabalho da química.

Atividades Práticas no Ensino de Química
Ementa
Nesta disciplina serão discutidos aspectos gerais do ensino de química e algumas das principais tendências de pesquisa nesta área, com ênfase sobre o papel da experimentação no ensino de química. Serão estudados o alcance e as limitações de diferentes tipos de atividades práticas no ensino, considerando trabalho de bancada, experimentos e simulações computacionais. Em paralelo, será problematizado o uso de recursos multimídia no processo de ensino/aprendizagem de conceitos de química, uma vez que oferecem a possibilidade de elaboração de modelos, que podem ajudar na superação das dificuldades enfrentadas pelos alunos com relação à visualização de estruturas e processos no nível molecular.

MODALIDADE MATEMÁTICA 

Ensino e Aprendizagem de Estatística na Educação Básica e Tecnológica
Ementa
Análise dos aspectos específicos e didáticos do processo de ensino e aprendizagem da Estatística, voltados para o desenvolvimento do Pensamento Estatístico na Educação Básica e Tecnológica. Essas análises focam o conjunto de ideias e ferramentas para lidar adequadamente com dados, pensar criticamente e tomar decisões com base neles.

Desenvolvimento Curricular de Matemática 
Ementa
Esta disciplina possibilitará o estudo do processo de desenvolvimento e implementação curricular, focando especificamente a disciplina de Matemática. Serão abordados temas relacionados as reformas Francisco Campos, Gustavo Capanema, Movimento da Matemática Moderna, Propostas Curriculares dos anos 1980 e Parâmetros curriculares Nacionais até os momentos atuais. Também serão analisados, a partir de concepções e teorias da Educação e Educação Matemática, os diferentes desenhos curriculares e intervenientes na sua formulação, assim como os desafios e tendências atuais do ensino de matemática considerando: a comunicação, a resolução de problemas, a interdisciplinaridade e o uso de tecnologias. 

Cálculo Diferencial e Integral: aspectos didáticos
Ementa
Nesta disciplina será feita uma discussão dos conceitos de derivada e integral na perspectiva de ampliar os conhecimentos matemáticos dos estudantes, destacando as possibilidades de aplicação desses conceitos na resolução de problemas de diferentes áreas, tais como Física, Química, Biologia entre outras, e a importância dessa disciplina no curso de Licenciatura em Matemática, buscando relacionar esses conceitos com os conteúdos abordados na Educação Básica. As discussões serão baseadas em resultados de pesquisas na área de Matemática Aplicada e de Educação Matemática.

MODALIDADE EDUCAÇÃO

Políticas Públicas Brasileiras e o ensino de Ciências e Matemática
Ementa
A disciplina pretende analisar a formulação das políticas públicas brasileiras na área de educação, com especial atenção na área de formação de professores e suas relações com as transformações históricas, notadamente no campo da história da ciência e da matemática. Pretende-se introduzir conceitos, concepções, teorias e debates fundamentais relacionados a políticas públicas e discutir criticamente os diversos modelos de gestão pública (burocrática, participativa, gerencial e gestão em rede) na educação. Será introduzido o pressuposto de que todos os programas e políticas educacionais no Brasil foram implementados pelo Estado, alicerçados fortemente nos princípios defendidos pela política econômica da ocasião. A disciplina tem como principal linha metodológica a educação comparada, em virtude dos estudos sobre a educação brasileira sempre apontarem para problemas e soluções comuns a vários países da América Latina. O foco é a relação entre planos econômicos/ projetos educacionais e sua relevância para a formação de professores, tanto no ensino público quanto no privado.

Interdisciplinaridade e Trabalho com Projetos no Ensino de Ciências e Matemática
Ementa
O curso tem por objetivos: i. proporcionar a reflexão sobre trabalho com o conhecimento e os modos de organização curricular: interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, enfoque globalizador; ii. construir referenciais teórico-metodológicos relacionados ao trabalho com projetos no ensino(fundamentação, características, modos de organização, papel docente); iii. aprofundar a compreensão acerca de concepções subjacentes à interdisciplinaridade e ao trabalho com projetos no ensino de ciências e matemática, estabelecendo conexões com a prática pedagógica.

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