Página inicial > Destaques > Professor do IFSP consegue captar recursos junto à FAPESP

Professor do IFSP consegue captar recursos junto à FAPESP

Publicado: Quarta, 25 de Novembro de 2020, 12h22 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

O projeto prevê o estudo de minerais brasileiros para aplicação em dosimetria das radiações.

O professor doutor Neilo M. Trindade, do Departamento de Física e da Pós-Graduação em Engenharia Mecânica do IFSP, campus São Paulo, teve um aditivo em torno 120 mil reais em seu Auxílio a Pesquisa, aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)*. O projeto inicial, aprovado em 2019 (https://spo.ifsp.edu.br/destaques/1989-professor-do-ifsp-tem-aux%C3%ADlio-a-pesquisa-da-fapesp-aprovado), prevê o estudo de minerais brasileiros para aplicação em dosimetria das radiações.

De acordo com o professor Trindade, sendo o Brasil um dos maiores produtores e fornecedores de uma grande variedade de gemas do mundo, verifica-se a necessidade de se estudar demais cristais naturais, principalmente minerais nacionais, que possam ser úteis para a dosimetria de radiações. Dentro desse contexto, durante esse período de quase 1 ano de desenvolvimento do atual projeto, após fazer um plano estratégico, Trindade solicitou mais recursos à Fapesp para desenvolver um sistema de radioluminescência (RL). Quando a energia de excitação é fornecida por raios X ou radiações nucleares, a luminescência resultante é chamada de RL. O professor explica, ainda, que “Por se tratar de uma luminescência que ocorre durante o estímulo com radiação ionizante, é possível identificar quais comprimentos de onda são emitidos pela amostra, e assim, analisar nos minerais, quais impurezas (elementos químicos) são responsáveis por sua luminescência, fato que sempre é questionado por pareceristas dos artigos submetidos nessa área. Além disso, essa investigação das propriedades RL pode nos levar a estabelecer modelos para explicar os processos luminescentes envolvidos, assim como, o conhecimento da espectro de emissão é útil para otimizar a coleta de luz nos detectores dosimétricos.”

Prof. Trindade nos contou sobre a aprovação da Fapesp “A FAPESP avaliou o relatório científico positivamente, e aprovou integralmente a solicitação do orçamento para montar o sistema RL acoplado com outra técnica complementar, a termoluminescência, totalizando um montante ao redor de R$120.000,00, acrescido de um bolsista técnico. A agência assim como IFSP tem acreditado bastante em nosso trabalho, e isso nos traz uma responsabilidade muito grande perante o meio acadêmico e sociedade”.

Esse projeto é feito em colaboração com a professora doutora Elisabeth M. Yoshimura, do Grupo de Dosimetria das Radiações e Física Médica, Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP); professor doutor Ronaldo Santos da Silva, do Departamento de Física da Universidade Federal do Sergipe (UFS); e professor doutor Luiz G. Jacobsohn do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade de Clemson, EUA.

*Essa pesquisa tem apoio da FAPESP, processo número #2019/05915-3.