Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Licenciatura em Geografia
Início do conteúdo da página

Licenciatura em Geografia

Publicado: Terça, 12 de Abril de 2016, 14h43 | Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2024, 20h50

Perfil profissional

O licenciado em Geografia deve ser apto ao exercício do trabalho docente na área, considerando todas as suas dimensões, tendo visão da ciência e do processo de conhecer, nas diversas abordagens teórico-metodológicas, o que pressupõe o domínio de conhecimentos de geografia física e humana.

Espera-se que o egresso seja capaz de compreender a estruturação e a dinâmica dos espaços natural e geográfico, tendo por base os fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia. Além disso, o mesmo deve possuir profundo conhecimento dos fundamentos da educação, das metodologias de ensino e da gestão educacional, para constituição de uma docência autônoma e reflexiva, tendo ampla consciência de seu papel como agente formador.
 
Portanto, que seja professor capaz de compreender os conteúdos enquanto meios para desenvolver competências e habilidades necessárias à leitura do espaço em suas múltiplas dimensões. Destarte, que seja indivíduo consciente da Geografia enquanto saber indispensável ao exercício da cidadania, tanto pelo conhecimento dos fatores políticos, sociais e econômicos, quanto pelos fatores ambientais. Deve estar também capacitado a ingressar em cursos de pós-graduação Stricto Sensu.

DOCUMENTOS

Icones Portal CURSOS Colegiado Grad

A partir de 2023

Icones Portal CURSOS Projeto de Curso ate 2023 Grad Icones Portal CURSOS Resolucao Conselho Superior  

A partir de 2016

Icones Portal CURSOS Projeto de Curso a partir de 2016Aqui você encontra as principais informações do curso (ofertado para ingressantes a partir de 2016). Icones Portal CURSOS Estrutura Curricular a partir de 2016Disciplinas oferecidas no curso (ofertado para ingressantes a partir de 2016). Icones Portal CURSOS Resolucao Conselho Superior a partir de 2016Resolução que autoriza a reformulação realizada no curso.
Icones Portal CURSOS Avaliacao MEC INEPInstrumento de avaliação e portaria de reconhecimento de curso.    

Até 2015

Icones Portal CURSOS Projeto de Curso ate 2015Aqui você encontra as principais informações do curso (ofertado para ingressantes até o ano de 2015). Icones Portal CURSOS Estrutura Curricular ate 2015Contém informações sobre disciplinas oferecidas no curso (ofertado para ingressantes até o ano de 2015). Icones Portal CURSOS Resolucao Conselho Superior ate 2015Resolução que autoriza o início das atividades e alterações realizadas no curso até 2015.
Fim do conteúdo da página