Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Menu pesquisa > Laboratório de ensino e reflexão (LER) - Produções - alunos
Início do conteúdo da página

Laboratório de ensino e reflexão (LER) - Produções - alunos

Publicado: Segunda, 16 de Agosto de 2021, 11h24 | Última atualização em Quarta, 06 de Março de 2024, 13h22

Apresentação  Equipe  Conexões IF  Notícias  Produções - alunos  Reflexões  Contato



Prática pedagógica: Leitura e produção textual

L8GE3 - Prática pedagógica: Produção textual III (2023)

Estas Sequências didáticas foram criadas na disciplina Prática pedagógica: Produção textual III (L8GE3) – Professora Cristina Lopomo Defendi

Gênero Vídeo-minuto

Daniela Rezende Soares e Elder Pereira da Silva

Gênero Seminário Gabriela Braz de Andrade e Nathalia Rafaella Marcondes Camargo
Gênero Abaixo-assinado Melissa Sampaio Borges e Thomaz Machado Silva
Gênero Podcast Giovana Guimarães Nolêto e Marly Oliveira Balderrama Siles

 

L8GE3 - Prática pedagógica: Produção textual III (2022)

Estas Sequências didáticas foram criadas para o estágio de regência em Prática pedagógica: Produção textual III (L8GE3)

Professoras Orientadoras do estágio: Alice Pereira Santos e Cristina Lopomo Defendi

Formas Breves (E Assustadoras): Contos E Microcontos De Mistério E Terror

João Victor Petroni Rodrigues

Literatura De Cordel: Um Estudo Da Poesia Popular Bianca Carvalho Morais
Notícias E Fake News Paola Gentile
Narrativas Africanas E A Cultura Afro-Brasileira Renan Silva Raposo

 

L8GE3 - Prática pedagógica: Produção textual III (2020)

Estas Sequências didáticas foram criadas para o estágio de regência em Prática pedagógica: Produção textual III (L8GE3). Em 2020, essa disciplina foi realizada na modalidade remota, o que direcionou a produção das SDs para o ambiente virtual em parte ou em sua totalidade.

Gênero crônica para o 7º ano

Ana Folha

Gênero crônica para o 7º ano

Beatriz Souza Ferreira

Sequência Didática orientada ao 8º ano do ensino fundamental

Dayane Souza e Thamara Generoso 

Autobiografia - 6º ano

Larissa Alves e Felipe Bocato

Sequência didática para o 6º ano do ensino fundamental: poema

Juliana Pacheco e Luísa Scutieri Nista

Sequência didática - texto dissertativo-argumentativo

Marina Barroso e Natália Biston

Sequência didática - artigo de opinião

Pedro de Oliveira Rodrigues e William Barros

Sequência didática - artigo de opinião

Kaianne Borges Moraes e Maria Margarete S.B. A. Silva

L6GE1 - Prática pedagógica: leitura e produção textual I - 2019

Produções dos alunos da disciplina de L6GE1*, ministrada no ano 2019, que podem ser usadas para incrementar o trabalho em sala de aula ou em diferentes ações educativas relacionadas a práticas de leitura e escrita. De forma análoga, tem por objetivo apresentar produtos culturais que venham interessar e ampliar o repertório de educadores.

Proposta de Metodologia: violência contra a mulher

Beatriz Souza

Proposta de Metodologia: o menino e o mundo

Dayane Silva de Souza

Sequência didática: conto Roleta Russa

Geovani Martins

Cordel: Leandro Gomes de Barros

Giovana Giabani Barbosa

Proposta de uma metodologia discursiva

Juliana Naseh Pacheco

Rezas do diabo

Larissa Alves

Proposta de uma metodologia discursiva para formar o leitor literário

Larissa Bachini Higa

A Literatura como crítica da realidade

Marcela Bernardo dos Santos

Interdiscursividade

Maria Margarete Soares de Brito de Araujo Silva

Metodologia para Estudo de Gêneros Literários

Viviane da Silva Costa

Seis pequenos contos africanos

William da Silva Barros

  

L8GE3 - Prática pedagógica: leitura e produção textual III - 2019

Produções dos alunos da disciplina de L6GE3*, ministrada no ano 2019, que podem ser usadas para incrementar o trabalho em sala de aula ou em diferentes ações educativas relacionadas a práticas de leitura e escrita. De forma análoga, tem por objetivo apresentar produtos culturais que venham interessar e ampliar o repertório de educadores. 

Por que é tão difícil falar sobre liberdade na escola?

Gabriel Tardoque & Lucas Agostini 

Crônicas oswaldianas

Graziela Lins de Oliveira

  

Metodologia do Ensino: Sintaxe da Língua Portuguesa I

Metodologia do Ensino: Sintaxe da Língua Portuguesa I (2023)  

Exercícios de análise linguística com o tema “Herói”

Josias Correia

Larissa Costa

Susana Barboza

Tatiane Passarini

Exercícios de análise linguística com o tema “Violência contra a mulher”

Giovanna Silva Coutinho

Igor Juan da Costa Silva

Maria Eduarda Barcelos Costa Lira

Natally Soares Gabriel da Silva

 

Metodologia do Ensino: Sintaxe da Língua Portuguesa I (2022)  

Elaboração de exercícios de análise linguística a partir de textos com temática sobre o carnaval

Damaris de Sá Motta Regina

Exercícios de análise linguística a partir de textos: um olhar sócio-histórico para o norte-nordeste brasileiro

Gabriela Braz de Andrade

Renata Teixeira de Matos

Thomas Machado Silva

Exercícios de análise linguística a partir de textos com temáticas raciais

Letícia Minobu Lima 

Mariana Yasmin Santos

Exercícios de análise linguística com temática de gênero

Beatriz Dutra Estevam 

Lourrainy Mancuzo Almeida 

Luana do Nascimento Rocha

 

L5SI1 – Metodologia do Ensino: Sintaxe da Língua Portuguesa I (2021)

Segue uma amostra de trabalhos em grupo, desenvolvidos e discutidos na disciplina, que apresentam a análise sintática de orações complexas de maneira contextualizada, partindo de textos e a serviço deles.

Elaboração de exercícios de análise linguística a partir de textos com temática sobre o Natal.

Bianca Carvalho Morais, Joyce Maria Borba e Renan Silva Raposo

Elaboração de exercícios de análise linguística a partir dos textos: Noite de Almirante, de Machado de Assis; Por que as pessoas traem?, de Ana Prado

Caio Eduardo Fontes Honorato, João Victor Petroni Rodrigues e Paola Gentile

 

L5SI2 - Metodologia de Ensino de Sintaxe da Língua Portuguesa (2020)

Segue uma amostra de trabalhos em grupo, desenvolvidos e discutidos na disciplina, que apresentam a análise sintática de orações complexas de maneira contextualizada, partindo de textos e a serviço deles.

Metodologia Do Ensino: Sintaxe Da Língua Portuguesa I

Aleilson Souza Pereira, Ewellyn Luisy De Jesus Puppim e Jessica Cavallari Tankevicius

Metodologia Do Ensino: Sintaxe Da Língua Portuguesa I

Anderson R. Da Silva Jade S. De Carolis Mayara C. Mota

 

PIBID (Programa de Iniciação à Docência)

Os alunos do PIBID Letras-Português do IFSP campus São Paulo (2022) desenvolveram, sob orientação das professoras Cristina Lopomo Defendi e Carla Souto, materiais multimidiáticos a serem usados com alunos do Fundamental 2 ou Médio. O objetivo é explorar os sites de grandes museus paulistas a partir de atividades dirigidas, bem como estimular a visitação presencial a esses locais.

Guia de multiletramento – Casa das Rosas

Fernanda Armani Matos, Geovanna Narciso Machado e Marcus Filomenus

Araujo Alvarenga.

Guia de visita virtual - INSTITUTO MOREIRA SALLES

Gabriela Braz de Andrade, Renata Teixeira de Matos

MASP

 

MUSEU AFRO BRASIL

JOSÉ LUIZ ALVES SANTOS JÚNIOR, MATEUS GIUSEPPE POCAIA DELLA RIPA, RENAN SILVA RAPOSO

Pinacoteca

Bianca Lenine; Fernanda Salsman; Lourrainy Mancuzo.

 

Metodologia do ensino: Leitura e Letramento

L4LLE - Metodologia do Ensino: Leitura e Letramento (2019)

Os trabalhos de L4LLE são Projetos para a formação de um leitor literário, que levam em conta a interdiscursividade entre os gêneros poema e canção, bem como uma reflexão inicial sobre a intersecção entre a teoria dos campos da leitura e do letramento e as atividades em sala de aula.

Formação de leitor literário: Canção & Poema

Aline Néris Dias

Metodologia do ensino: Leitura e Letramento

Anderson Silva

Projeto leitor literário

Jéssica Cavallari Tankevicius

Amarelo: nosso elo

Larissa Liz Vieira

 

L4LLE – Leitura e letramento

Os trabalhos de L4LLE são Projetos para a formação de um leitor literário, que levam em conta a interdiscursividade entre os gêneros poema e canção, bem como uma reflexão inicial sobre a intersecção entre a teoria dos campos da leitura e do letramento e as atividades em sala de aula.

Projeto de formação de leitor literário Canção & poema

Daniela Rezende

NOVA OLHAGEM: Projeto de formação de leitor literário

BÁRBARA MENDES RIBEIRO

 

Literatura Brasileira II

Literatura Brasileira II - 2017

Produções dos alunos da disciplina de Literatura Brasileira II, ministrada no ano 2017, que podem ser usadas para incrementar o trabalho em sala de aula ou em diferentes ações educativas relacionadas a práticas de leitura e escrita.

De forma análoga, tem por objetivo apresentar produtos culturais que venham interessar e ampliar o repertório de educadores.


REVISTA LITERAL Revista LITERAL - A moreninha (edição especial)
REVISTA ALTERA Revista ALTERA - novembro/2017
REVISTA AB SINTO Revista AB SINTO - Noite na taverna (edição especial)
registrado em:
Fim do conteúdo da página