Linhas, Projetos e Grupos de pesquisa - Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Linhas de Pesquisa
Epistemologia, História e Filosofia do Ensino de Ciências e Matemática
Investiga os fundamentos epistemológicos e históricos que alicerçam a produção do conhecimento nos campos do Ensino das Ciências e da Matemática, com foco nos conhecimentos escolares, problematizando as estruturas de colonialidade que tradicionalmente marginalizaram saberes não hegemônicos. Seu escopo inclui reflexão crítica sobre a História e Filosofia da Educação Matemática e do Ensino de Ciências, examinando as dinâmicas de elaboração e implementação curricular, os processos de formação de professores e o impacto das tecnologias educacionais, incluindo inteligência artificial e tecnologias emergentes. A linha se propõe a fomentar a decolonização dos currículos e das práticas pedagógicas, articulando-se com o desenvolvimento de ações afirmativas que promovam a equidade epistemológica e o reconhecimento da diversidade de vozes e racionalidades no processo de ensino e aprendizagem.
Práticas de Formação no Ensino de Ciências e Matemática
Investiga as práticas de formação no Ensino de Ciências e Matemática, focalizando contextos de formação docente (inicial e continuada) e seus reflexos na aprendizagem dos estudantes. Compreendendo o professor como investigador de sua própria prática, a linha examina diferentes abordagens de ensino, incluindo o processo de enculturação científica e matemática e o potencial didático das tarefas de aprendizagem. Esse exame se dá pela análise crítica das interações entre a Didática específica, os currículos e a integração de tecnologias educacionais, abrangendo potencialidades e desafios da inteligência artificial, bem como a autorreflexão sobre a prática pedagógica e a construção de um ensino contextualizado que favoreça a aprendizagem discente. A linha também abriga projetos de pesquisa voltados à compreensão do processo de ensino e aprendizagem da Matemática e das Ciências em diferentes perspectivas dessas áreas do conhecimento.
Projetos Integradores
1. Epistemologias e tendências pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática
Abarca investigações sobre a produção do conhecimento científico e matemático, concentrando-se na relação entre a estrutura epistemológica dessas disciplinas e suas implicações para a construção de práticas didáticas e metodologias específicas em ambientes formais e não formais. Valoriza pesquisas sobre concepções de currículo e implementação curricular, análises da complexidade do conhecimento científico, reflexões sobre linguagem e representações, tendências pedagógicas, diálogos entre ciência, arte e cultura, estudos étnico-raciais e decoloniais, elaboração de materiais didáticos e história, filosofia e sociologia da ciência no ensino.
2. Formação inicial e contínua de professores que ensinam Ciências e Matemática
Fundamenta-se em referenciais que concebem os docentes como intelectuais crítico-reflexivos. Ele acolhe pesquisas voltadas à construção de análises críticas e propositivas sobre formação de professores; à discussão de políticas curriculares, programas e projetos; à análise e ao desenvolvimento de propostas de formação vinculadas à identidade profissional; à compreensão de conhecimentos específicos para o ensino; à investigação de estratégias formativas; à pesquisa da própria prática; e à análise de propostas que dialoguem com a educação antirracista, as relações étnico-raciais, as políticas afirmativas e a equidade.
3. Apropriação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Prática Docente
Investiga como os educadores se apropriam, incorporam e utilizam as TDIC em suas práticas pedagógicas, analisando o adensamento de tarefas imposto pela digitalização do trabalho docente, as estratégias de integração das TDIC na formação crítica de professores, os desafios enfrentados na aprendizagem e na aplicação pedagógica da tecnologia e os impactos no ensino e no desenvolvimento profissional docente, visando a uma formação mais alinhada com as demandas da educação contemporânea.
Projetos de Pesquisa
Projetos de pesquisa vêm sendo desenvolvidos com a participação ativa de professores do programa e de estudantes da graduação e da pós-graduação:
- Contribuições para o Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática, coordenado pelo Professor Armando Traldi Junior e financiado pelo CNPq (Chamada CNPq/MCTI Nº 10/2023 - Universal). Este projeto envolve três professores permanentes do programa — os Professores Rogério Marques Ribeiro, Rogério Ferreira da Fonseca e Wellington Pereira das Virgens — além do coordenador e oito mestrandos, e tem como objetivo compreender as possibilidades de desenvolvimento profissional de professores da Educação Básica enquanto conduzem pesquisas relacionadas à sua própria prática docente, contribuindo para a reflexão sobre conhecimentos especializados para o ensino, a autonomia docente, a ampliação de saberes e o impacto positivo na sala de aula.
- A equidade no ensino de matemática a partir de práticas pedagógicas adequadas às necessidades dos estudantes neurodivergentes: discutindo o ensino colaborativo na região metropolitana de São Paulo, coordenado pela Professora Ana Lúcia Manrique, com participação dos professores do programa Armando Traldi Júnior e Rogério Marques Ribeiro. Financiado pelo PROEDUCA/SEDUC (Fapesp), este projeto investiga a consolidação de práticas pedagógicas inclusivas para estudantes neurodivergentes, articulando política pública estadual, movimento da neurodiversidade e contribuições da Educação Matemática.
- Boas Práticas por uma Educação Equitativa, Inclusiva e de Qualidade: uma parceria entre academia e escolas, coordenado pela Professora Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes (que foi professora visitante do programa), com participação da Professora permanente Elaine Pavini Cintra, envolve alunos do programa, pesquisadores, docentes e discentes em ações direcionadas à promoção da equidade na educação, alinhado ao ODS 4, e conta com financiamento do CNPq.
- O Desenvolvimento do Pensamento Algébrico de Estudantes do Ensino Fundamental no Contexto do Clube de Matemática: contribuições da Teoria Histórico-Cultural, coordenado pela Professora Vanessa Dias Moretti, com participação do Professor Wellington Pereira das Virgens, envolve alunos de graduação, mestrado e doutorado e tem como objetivo investigar o desenvolvimento do pensamento algébrico a partir de práticas pedagógicas fundamentadas na Teoria Histórico-Cultural, com financiamento da Fapesp.
- Estudos envolvendo avaliações em larga escala - ENEM, coordenado pela Professora Elaine Pavini Cintra, envolve alunos de graduação e mestrado profissional, investigando os instrumentos de avaliação aplicados no ENEM, com ênfase nos itens de ciências da natureza, buscando caracterizá-los por meio de estudos pedagógicos e estatísticos e verificar sua correlação com a Matriz de Referência do ENEM, currículos e práticas docentes.
No âmbito da extensão:
- Disseminando o ensino de física com a plataforma Arduino, coordenado pelo Professor Marcio Vinicius Corrallo, envolve alunos de graduação, mestrado e doutorado, promovendo a oferta de cursos de extensão para apoiar a inserção de elementos tecnológicos nas atividades experimentais de física, com ênfase em estratégias investigativas e testes de hipóteses.
- Educação Matemática Popular, coordenado pelo Professor Wellington Pereira das Virgens, atende a demandas educacionais de moradores do bairro do Canindé, em especial jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, por meio de cursos, oficinas e ações de intervenção pautadas pela troca de saberes entre a comunidade acadêmica e a sociedade.
No âmbito da cooperação internacional e da articulação com programas de excelência, o ENCiMA integra:
- Projeto CAPES Global, aprovado em 2026 com duração de cinco anos e coordenado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trata-se de um projeto em rede que envolve o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (programa ENCiMA), a Universidade Federal Fluminense, a Universidade Federal do Ceará e a Unicentro. Este projeto estabelece uma parceria entre o ENCiMA e o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, que possui nota 7 na avaliação da Capes. Seu objetivo é a internacionalização do programa, com financiamento de bolsas de doutorado sanduíche, pós-doutorado, professor visitante nacional e internacional, visitas técnicas internacionais e pós-doutorado para professores do programa. Caso o doutorado proposto seja aprovado, todos os professores e alunos do doutorado serão contemplados por essa iniciativa, ampliando as oportunidades de formação e intercâmbio.
Redes Sociais