Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Perguntas frequentes
Início do conteúdo da página

Tecnologia da Informação - Perguntas frequentes de servidores

Publicado: Segunda, 13 de Junho de 2016, 17h05 | Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2016, 09h34

1. Como faço para adquirir um e-mail institucional?

Para que possa adquirir e-mail institucional o usuário precisa ser servidor do Câmpus São Paulo.
A partir de agosto de 2016, foram adotados novos procedimentos por parte da equipe de TI da Reitoria. É necessário que o novo servidor já tenha o número de SIAPE cadastrado na DGP (Diretoria de Gestão de Pessoas) do Câmpus.

Acesse o link http://ti.ifsp.edu.br/index.php/ultimas-noticias/326-prontuario-e-criacao-de-e-mail para verificar o novo procedimento. 

2. Não tenho acesso ao Aurora, SUAP, Nuvem e Moodle como proceder?

Caso você já tenha e-mail institucional, os dados de acesso aos sistemas acima são os mesmos.

3. Como faço para ter acesso ao SIGEPE? Não consigo acessá-lo.

Neste caso, o servidor deve procurar a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) para inclusão/reparação de cadastro do servidor.

4. Esqueci a senha do meu e-mail. Como faço para recuperá-lo?

Proceda com os passos descritos abaixo:

  1. Acesse a pagina do webmail do IFSP: https://webmail.ifsp.edu.br/
  2. Clique no link na parte inferior da página: "Atribuição/Alteração/Recuperação de Senha". Obs: O zoom de sua página deverá estar em 100% ou menos para que este link seja visível.
  3. Preencha a caixa de texto correspondente desta tela com o prefixo "sp + o número de seu prontuário" e  a caixa de validação de caracteres Captcha logo abaixo;
  4. Você deve acessar seu e-mail pessoal, que foi vinculado ao institucional, para receber o link de recuperação. O remetente do e-mail que enviará este link será O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.;
  5. Clique no link recebido em seu e-mail para alterar/recuperar a senha. Assim que acessar a página, cadastre sua nova senha.

5. Quero consultar meu ponto, como proceder?

Segundo informação da equipe de TI da Reitoria, está disponível o acesso à consulta de ponto pelo SUAP (http://suap.ifsp.edu.br/) desde 23/04/2015. Basta acessar RECURSOS HUMANOS/Consulta Ponto no menu do lado esquerdo.

6. Como faço para consultar processos, protocolar, através do sistema?

Você deve acessar o SUAP. As orientações sobre mudança de setor, sigla, etc estão disponíveis neste comunicado. Manuais técnicos, disponibilizados no site da TI Reitoria.

7. Quero mudar meu setor no SUAP, sigla, ter mais acessos do que possuo, como faço?

Para essas e outras informações referentes às siglas, setores e servidores no SUAP, deve ser consultado o comunicado conjunto CPSIA/DAGP nº01/2016, disponibilizados no site da Reitoria.

8. Digitei as notas/faltas de alunos equivocadamente e já os entreguei no sistema Aurora. Como faço para retificá-los?

Envie uma solicitação de retificação para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. através do seu e-mail institucional, informando seu prontuário. E-mails de domínios diferentes do ifsp serão automaticamente descartados.

Para Ensino Médio: Código da turma, código da disciplina e bimestre.

Para Ensino Superior: Código da turma e código da disciplina.

9. Não consigo digitar a nota de recuperação dos meus alunos (IFA) dos cursos superiores, mesmo eles tendo uma média final entre 4,0 e 5,5 na disciplina. Como proceder?

Isso ocorre pois o processamento automático das notas é efetuado diariamente pela madrugada. O aluno só conseguirá visualizar sua nota no Aurora após o processamento no sistema.

10. As disciplinas que leciono não aparecem quando logo no Aurora, nem os alunos. Como proceder?

Reporte seu problema ao coordenador do curso, ou responsável pela atribuição de horário/aulas no sistema, correspondentes às disciplinas que leciona.

11. Quero publicar notícias / editais no portal do Câmpus. Quais os procedimentos?

Envie um e-mail para Comunicação Social, através do endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para maiores informações.

13. Quero acessar o programa EscolaC para usar como ferramenta de trabalho. Como consigo o acesso? Os dados de acesso são os mesmos do e-mail institucional?

Os dados de acesso do EscolaC não são os mesmos do e-mail institucional. Você deverá enviar uma requisição, através do seu e-mail institucional, para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. solicitando o acesso, e informando seu prontuário e setor.

14. Quero configurar meu Gmail para receber e-mails do IFSP, é possível?

Não. Desde maio de 2016 houveram alterações no termo de uso do webmail, em atendimento a algumas legislações vigentes, que dizem respeito à vedação de armazenamento de informações em estruturas que não sejam do IFSP, ou que não sejam homologadas pela TI Reitoria. O comunicado completo pode ser acessado neste link.

15. Onde posso reservar laboratórios de informática, e outros espaços, como auditório?

Você deverá entrar em contato com a Coordenadoria de Turnos - CTU, localizado no bloco C do Câmpus, na sala de apoio à informática.

16. Como faço para reportar problemas de Tecnologia da Informação (Sistemas, Rede, Informática)?

Envie um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. através de seu e-mail institucional, informando seu prontuário e setor. E-mails de domínios diferentes do IFSP serão automaticamente descartados.
Através deste e-mail será gerado um ticket referente à abertura deste chamado.

Caso você tenha mais alguma dúvida, mande um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou consulte-nos diretamente no setor da DTI, localizado no Bloco C do Câmpus.

Fim do conteúdo da página